Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Champagnat vivenciaram uma manhã inesquecível. Recebemos em nossa escola três sobreviventes do Holocausto, o holandês judeu Bernard Kats, holandês católico Johannes Melis e judeu húngaro Mirko Eppinger.
O evento, que integra o projeto Compromisso Moral e Lições de Solidariedade, promovido pelo Instituto Cultural Judaico Marc Chagall em parceria com a Organização Judaica B’nai B’rith, oportunizou aos nossos estudantes a escuta de relatos sobre as experiências vividas pelos palestrantes durante o período nazista.
Bernard Kats relatou que viu seu pai ser preso após seu país ser invadido em 1940 e, após 15 dias, sua mãe recebeu uma carta dizendo que ele havia morrido em um campo de concentração. Kats acabou sendo criado por famílias que abrigavam judeus durante a guerra, passando por sete casas ao todo.
Johannes Melis conta que foi resgatado por americanos, após ter seu esconderijo subterrâneo ilhado por uma enchente. Sua família abrigou judeus durante a 2ª Guerra Mundial.
Os pais de Mirko Eppinger foram obrigados a abandonar sua cidade natal, Lendova (Eslovênia), em 1939, quando eclodiu a 2ª Guerra Mundial.
Para os estudantes e educadores do Marista Champagnat, ouvir os relatos dos sobreviventes é ver a história dos livros tomar vida e, também uma forma de rememorar um importante período da história para que não se repita.
O conteúdo de 2ª Guerra Mundial foi trabalhado com as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º ano do Ensino Médio ao longo do trimestre.
Educação marista
Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.
Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.
Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.
Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.