Nas práticas de ensino aplicadas nos Anos Iniciais, nós, do Marista Champagnat, acreditamos na importância do protagonismo de nossos estudantes, com o objetivo de contribuir com os seus valores, conhecimentos e repertório. Assim, com o auxílio das professoras, os alunos são incentivados na busca pela construção do saber coletivo, utilizando-se da investigação e das trocas de ideias em sala de aula, para a elaboração de projetos que estejam relacionados ao nosso cotidiano.
Dessa forma, motivados pelo tema que aborda o cuidado com o meio ambiente, as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental abordaram a importância da sustentabilidade ao longo das aulas virtuais, chegando ao produto final: um desodorante caseiro.
Durante os encontros, nossos estudantes aprofundaram as suas pesquisas para entender mais sobre o uso de desodorantes aerossóis. Além de encontrar informações que apontaram o prejuízo que o gás liberado pelo aerossol provoca na camada de ozônio, os alunos ainda refletiram sobre o uso excessivo de recursos naturais na produção em larga escala, dentre eles a água, energia, o plástico e o metal utilizados nas embalagens, bem como os resíduos e poluições gerados elos fabricantes.
Preocupados com esse cenário, e na busca de compreender como cosméticos naturais poderiam estar relacionados à prevenção do meio ambiente, as turmas do 4º ano EF iniciaram um projeto para a fabricação de um desodorante caseiro. Essa ação foi acompanhada pela professora titular de cada turma além da educadora responsável pelo Laboratório de Ciências da Natureza do Marista Champagnat.
De acordo com a professora Larissa Cabral Antunes da Silva, que acompanha o Laboratório de Ciências, “esse tipo de atividade aproxima a criança do conhecimento de Ciências, evidenciando que se pode fazer ciência em todos os lugares, inclusive na nossa casa. Além disso, é uma ótima forma de incentivar os estudantes quanto a preservação do meio ambiente, mostrando que podemos sim mudar o mundo, e para isso, devemos começar mudando os hábitos em nossa própria casa".
Confira o processo para realização do desodorante caseiro.
Ingredientes
3 colheres de sopa de óleo de coco.
2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
1 colher de sopa de amido de milho.
30 gotas de óleo essencial (sugestão: lavanda ou hortelã).
1 pote ou embalagem com tampa para armazenar o desodorante.
Modo de preparo
Coloque o óleo de coco, o bicarbonato e o amido em uma tigela de vidro e leve ao banho maria.
Quando derreter, retire do fogo, acrescente as gotas de óleo essencial e misture bem.
Coloque a mistura ainda quente num potinho e deixe esfriar em temperatura ambiente. Tampe e guarde no banheiro.
Obs: Quando for aplicar, espalhe o desodorante na axila com a ajuda dos dedos.
Para a Coordenadora Pedagógica da Educação infantil e dos Anos Iniciais, Vanessa Ramos Guimarães, “projetos como esse mobilizam e sensibilizam os estudantes quanto aos benefícios de uma simples troca de hábito. A troca do desodorante convencional pelo natural, além de auxiliar o meio ambiente, pode favorecer o organismo dos estudantes quanto o equilíbrio do metabolismo, prevenindo doenças futuras e pelo excesso de metais pesados”.