Navegar para Cima

Notícias

Sustentabilidade aplicada na prática

30/09/2020
Educação
Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental produzem desodorante caseiro durante aula online

​​Nas práticas de ensino aplicadas nos Anos Iniciais, nós, do Marista Champagnat, acreditamos na importância do protagonismo de nossos estudantes, com o objetivo de contribuir com os seus valores, conhecimentos e repertório. Assim, com o auxílio das professoras, os alunos são incentivados na busca pela construção do saber coletivo, utilizando-se da investigação e das trocas de ideias em sala de aula, para a elaboração de projetos que estejam relacionados ao nosso cotidiano. 

Dessa forma, motivados pelo tema que aborda o cuidado com o meio ambiente, as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental abordaram a importância da sustentabilidade ao longo das aulas virtuais, chegando ao produto final: um desodorante caseiro.

Durante os encontros, nossos estudantes aprofundaram as suas pesquisas para entender mais sobre o uso de desodorantes aerossóis. Além de encontrar informações que apontaram o prejuízo que o gás liberado pelo aerossol provoca na camada de ozônio, os alunos ainda refletiram sobre o uso excessivo de recursos naturais na produção em larga escala, dentre eles a água, energia, o plástico e o metal utilizados nas embalagens, bem como os resíduos e poluições gerados elos fabricantes. 

Preocupados com esse cenário, e na busca de compreender como cosméticos naturais poderiam estar relacionados à prevenção do meio ambiente, as turmas do 4º ano EF iniciaram um projeto para a fabricação de um desodorante caseiro. Essa ação foi acompanhada pela professora titular de cada turma além da educadora responsável pelo Laboratório de Ciências da Natureza do Marista Champagnat. 

​​ Texto auxiliar da imagem

Estudante produzindo seu desodorante caseiro.

De acordo com a professora Larissa Cabral Antunes da Silva, que acompanha o Laboratório de Ciências, “esse tipo de atividade aproxima a criança do conhecimento de Ciências, evidenciando que se pode fazer ciência em todos os lugares, inclusive na nossa casa.  Além disso, é uma ótima forma de incentivar os estudantes quanto a preservação do meio ambiente, mostrando que podemos sim mudar o mundo, e para isso, devemos começar mudando os hábitos em nossa própria casa".  

Confira o processo para realização do desodorante caseiro.

Ingredientes

3 colheres de sopa de óleo de coco.

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

1 colher de sopa de amido de milho.

30 gotas de óleo essencial (sugestão: lavanda ou hortelã).

1 pote ou embalagem com tampa para armazenar o desodorante.

Modo de preparo

Coloque o óleo de coco, o bicarbonato e o amido em uma tigela de vidro e leve ao banho maria.

Quando derreter, retire do fogo, acrescente as gotas de óleo essencial e misture bem. 

Coloque a mistura ainda quente num potinho e deixe esfriar em temperatura ambiente. Tampe e guarde no banheiro.

Obs: Quando for aplicar, espalhe o desodorante na axila com a ajuda dos dedos. 

Para a Coordenadora Pedagógica da Educação infantil e dos Anos Iniciais, Vanessa Ramos Guimarães, “projetos como esse mobilizam e sensibilizam os estudantes quanto aos benefícios de uma simples troca de hábito. A troca do desodorante convencional pelo natural, além de auxiliar o meio ambiente, pode favorecer o organismo dos estudantes quanto o equilíbrio do metabolismo, prevenindo doenças futuras e pelo excesso de metais pesados”.