Teatro Musicado

11/12/2018
Nosso jeito de educar
Estudantes do 9º ano EF revelam habilidades e talentos em atividade proposta.

​​​​​​A transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio compreende uma série de ações e atividades realizadas com a realização do projeto Rumo ao Ensino Médio, desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional.

Além das atividades previstas nesse projeto, realizamos outras atividades que auxiliam o aprendizado dos estudantes nessa etapa final do Ensino Fundamental e contribuem no despertar do sentimento de pertencimento deles em relação à instituição, uma delas é o teatro musicado do 9º ano EF, realizado anualmente.

A atividade parte de um desafio que propõe uma temática e eles produzem todo o restante (desde o roteiro até a organização e promoção do evento). Além de incitar o protagonismo dos nossos jovens, a atividade promove a integração das três turmas, criando e fortalecendo vínculos afetivos para um ingresso mais afirmativo dos estudantes no Ensino Médio.

O espetáculo desse ano teve como temática The Beatles e aconteceu no auditório do Colégio, com a presença de amigos e familiares. ​​

Estudo e preparo da apresentação

O teatro parte da leitura de uma obra literária indicada ainda no 1º trimestre do ano. A elaboração do roteiro adaptado é feita durante 1 mês, em encontros semanais com o grupo formado pelos estudantes roteiristas; após, é elaborado e passado o setlist para a banda e o script para o elenco; depois da escolha do elenco, inclusive de figurantes, organiza-se o figurino, o cenário e as mídias. ​

Toda a elaboração do teatro musicado foi realizada pelos estudantes, sob orientação e apoio dos professores de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, dentro da proposta da sequência didática de Linguagens do 3º trimestre.

As etapas do trabalho valorizam as habilidades específicas de cada um (visto que os estudantes se separam em grupos conforme necessidade: mídia, elenco, roteiro, figurino, cenário, banda etc.),

Definição do tema

Parte de uma provocação da professora de Língua Portuguesa, de um desafio proposto. Esse desafio tem início na leitura de uma obra literária, escolhida ainda no final do ano anterior, quando os estudantes são estão no 8º ano.

Competências trabalhadas​

• Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação e construir uma consciência crítica sobre os usos que se fazem delas.

• Desenvolver a autonomia e o hábito de ler e de produzir textos orais e escritos, literários ou não, de diferentes tipos e gêneros, ampliando o domínio das estratégias adequadas à realização de cada um e estimulando a criatividade na produção textual e literária.

• Compreender a Literatura como saber cultural e estético gerador de significação, estabelecendo relações com aspectos do contexto histórico, social e político.

• Compreender e utilizar os sistemas simbólicos das linguagens como meios de expressão, comunicação, informação e organização cognitiva da realidade. ​

• Apropriar-se dos recursos expressivos da língua e da literatura portuguesas, dos suportes e das estratégias textuais, para se comunicar e explorar novos saberes e mídias. ​

• Ampliar o conhecimento de tecnologias que fundamentem a comunicação e que facilitem a integração e interação ser-sociedade-tempo.

Um evento como esse consolida os conhecimentos mobilizados para a realização da atividade proposta. Segundo nossa Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, Carla Janice Moraes, “Quando o professor propõe um projeto, neste caso o Teatro Musicado, intencionalidades pedagógicas foram previamente pensadas e estão planejadas, para que competências e habilidades sejam construídas".

Segundo a professora Daniela Florão “ Os estudantes são ótimos! São parceiros, envolvem-se de verdade naquilo que se comprometem. Atividade como essa, comove, envolve, emociona, mas ela tem ensaio, mesmo que seja pouco; mas a vida é um imprevisto completo, não é mesmo? Para estar no palco é preciso ter autonomia, refletir e agir da melhor forma possível; é um ensaio para a vida, da arte para a vida".

Abaixo seguem algumas imagens da apresentação.