Navegar para Cima

Notícias

Tempo de aprender

11/08/2021
Institucional
Neste Dia do Estudante, celebramos a determinação, força e coragem de todos aqueles que acreditam no poder transformador da educação.

​O Dia do/a Estudante é uma data dedicada às crianças, adolescentes e jovens em experiência escolar, bem como aquelas pessoas que investem tempo com a produção de conhecimento, a grande maioria, em colégios, universidades ou centros culturais, de convivência e fortalecimento de vínculos. É celebrado no 11 de agosto porque, nesse dia, em 1827, D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos de ensino superior no Brasil. Outro fator que torna esse dia célebre foi a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1937.

É importante destacar que o acesso à educação é um direito assegurado pelo Artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e que ainda hoje temos muitos desafios para que esse direito seja garantido.

Aprender é fazer experiência e, nesse sentido, produz-se conhecimentos e transformações. Não há nada mais importante para a evolução cultural de um povo, de uma nação, do que a educação e dela dependem as qualidades oferecidas às crianças, adolescentes e jovens em especial, mas também de adultos, pesquisadores, ou que estão em fase de formação.

Nesse tempo em que a humanidade precisa se reinventar, celebramos a força e a união dos/as estudantes que também se empenharam e se empenham para encontrar novas formas de aprender e manter a mente aberta para novos conhecimentos.

Como diz o filósofo Platão, “a educação é a arte de tirar para fora o que já está dentro”. Não há nada mais encantador do que proporcionar experiências de aprendizado, sabendo que todos, a seu jeito, têm a possibilidade de aprender, todos os dias, em todos os momentos, e a partir de tantas experiências que a vida proporciona, além disso, encontrando um sentido em tudo.​​

BOTÃO.png