Navegar para Cima

Notícias

Meio Ambiente e Preservação

23/08/2019
Nosso jeito de educar
Compreensão e conscientização desde cedo para fazer a diferença

​​​​​A partir de uma visita ao laboratório do Colégio e o questionamento Como se faz água? foi que a turma 114 iniciou o projeto O tesouro água. O estudo envolveu diferentes estratégias para que os estudantes percebessem a importância da água em diferentes situações do nosso dia a dia.

Para contribuir com as descobertas da turma,  atividades práticas e de pesquisa foram propostas aos estudantes. Acreditamos que o assunto meio ambiente e preservação, precisa ser pautado numa reflexão contemporânea, acompanhando a evolução da vida moderna e avanços tecnológicos.

Dentre os objetivos do projeto estão: reconhecer a água como um recurso natural não renovável, perceber e praticar atitudes cotidianas que busquem preservar este recurso natural, investigar e vivenciar ações em que utilizamos água, descobrir através de diferentes experiências a água no nosso dia a dia, diferenciar um fenômeno Físico e um fenômeno Químico e identificar e compreender que os materiais passam por transformações, entre outros.

DSC_8978.JPGDescobrindo as etapas de tratamento da água

A atividade inicial proposta foi a turma investigar diferentes lugares que a água está presente em nosso Colégio. Após esta etapa, a professora promoveu uma atividade de recreação com obstáculos, momento em que os estudantes precisaram percorrer sem desperdiçar água. A partir disso, surgiram novos questionamentos, como: ​​“E se não tivéssemos mais água, como seria?" e "Como iríamos acabar com a sede? ".

A turma construiu um filtro ecológico, no Laboratório de Ciências, para compreender as etapas do tratamento que a água recebe até chegar ao nosso copo. Em sala de aula, eles construíram o território Chá ou Café?, que proporcionou a realização de experiências de infusão, constatando que sem água não podemos ter chá ou café. No território Hora do Banho, aprenderam sobre o papel da água na higiene corporal e ambiental e no território Natureza, descobriram a importância da água para flora e fauna.

“A cada vivência nos perguntávamos Como se faz água?. Diferentes hipóteses foram relatadas, e outras perguntas surgiam “Como podemos tirar o sal da água?". Para aquelas possíveis, realizamos experiências, para nossa situação-problema construímos a seguinte conclusão: água não se faz, se preserva!", destaca a professora da turma, Joana Cogo.

O resultado das aprendizagens foi partilhado com as famílias na Mostra de Iniciação Científica do Colégio. Confira abaixo algumas imagens do projeto:

botao_site.png