Trabalhos premiados

29/10/2021
Iniciação Científica
Com a temática voltada para a Astronomia, Marista Champagnat tem dois trabalhos premiados na I Mostra Científica do Planetário UFRGS

​​​​O Colégio Marista Champagnat tem dois trabalhos premiados na I Mostra Científica do Planetário UFRGS, frutos de pesquisas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

A I Mostra Científica do Planetário, realizada de forma virtual entre os dias 18 e 22 de outubro, teve como tema Astronomia: um portal para o mundo da ciência e buscou estimular e desafiar os participantes a apresentarem trabalhos que relacionem-se também com outras áreas afins, especialmente no encontro entre ciência, cultura e arte.

A inscrição dos trabalhos se dividiu em duas categorias: Mostra Infantil (Educação Infantil e Anos Iniciais) e Mostra Jovem (Anos Finais e Ensino Médio).

A divulgação dos trabalhos premiados ocorreu no dia 27 de outubro. Assista aqui. As avaliações foram feitas por uma comissão composta por três membros do Departamento de Astronomia da UFRGS, levando em conta a linguagem utilizada, o caráter investigativo, a organização de ideias e coerência nas etapas metodológicas, a clareza no resumo, a correlação entre as áreas apresentadas e ainda, a relevância nas abordagens enquanto tema Astronomia.

Conheça nossos trabalhos premiados:

Categoria Jovem - 2º lugar

O universo e outras dimensões

Catarina Bertolini, Daniela Almeida, Luiza Luz, Manuela Cabral (9º ano do Ensino Fundamental)

Categoria Jovem – Menção Honrosa

A Idealização de uma Habitação Sustentável em Marte

Julia Quevedo, Lavínia Albarello, Maria dos Santos, Milena Lima (3º ano do Ensino Médio)

De acordo com as estudantes do 3° ano do Ensino Médio, Júlia, Lavínia, Maria e Milena, participar da premiação “foi uma experiência incrível! Tivemos a ideia conversando sobre nossos interesses pessoais: a arquitetura e a astronomia. Optamos pela sustentabilidade pois não queremos que, futuramente, Marte enfrente os mesmos problemas ambientais da Terra atualmente. Enquanto construíamos o projeto, tivemos a oportunidade de descobrir um universo amplo e diferente do que o ensinado na sala de aula. Foram muitas tardes em ligação, mas podemos dizer, com certeza que todo o trabalho valeu a pena, não só pelas premiações, mas também porque é um primeiro passo em direção ao nosso futuro."

A iniciação científica no Marista Champagnat

Incentivamos a pesquisa desde a Educação Infantil e, ao longo da vida escolar, o estudante desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas, através da realização de projetos e participação em salões e mostras científicas.

A partir do 6º ano do Ensino Fundamental, nossos estudantes desenvolvem o Projeto de Iniciação Científica (PIC), que propõe a investigação de um tema por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), utilizando a metodologia científica.