Já pensou se as regras de um espaço de uso cotidiano dos estudantes pudessem ser explicadas por meio da brincadeira? Foi assim, por meio de atividades, que a Biblioteca Irmão Nadir Bonini Rodrigues tratou da importância dos livros e das regras de convivência do local. Sem listas repletas de tópicos nem quadros, os educadores promoveram um treinamento de usuário inovador.
As turmas do 4º ao 5º ano EF caminharam, passo a passo, por uma trilha repleta de desafios, com perguntas que levavam a caminhos distintos a partir da resposta a determinadas perguntas. ''Como devo marcar as páginas do livro?'', ''o que é um empréstimo?'' e ''o que fazer quando o livro estiver reservado?'' foram questões que trouxeram reflexões sobre a responsabilidade com materiais de uso compartilhado.
Da mesma forma, mais do que decifrar perguntas, os estudantes dos Anos Finais ao Ensino Médio viveram uma experiência tradicional dos programas da TV brasileira no início dos anos 2000. O Show do Biblião dividiu as turmas em grupos e trouxe à tona diversas perguntas sobre boas práticas com os livros e sobre o uso da Biblioteca. Ao fim, as equipes com mais acertos foram premiadas.
A bibliotecária Andréia Maíra Ziegler reflete sobre a importância dessas iniciativas: ''acreditamos que, de forma lúdica, além de ensinar, estamos reinventando um serviço tão tradicional, tornando-o divertido e participativo, onde os estudantes são convidados a serem protagonistas do seu aprendizado.''
Biblioteca Irmão Nadir Bonini Rodrigues
A Biblioteca Irmão Nadir Bonini Rodrigues apoia no desenvolvimento de atividades pedagógicas e dispõe de um espaço acolhedor e confortável para a prática de leitura e pesquisa. É segmentada em Biblioteca Central – que dispõe de acervo geral e juvenil formado por aproximadamente 44 mil exemplares – e Biblioteca Infantil, formada por um acervo infantil com mais de 11 mil exemplares, além de um espaço apropriado para contação de histórias.