Navegar para Cima

Notícias

Treinamento de Primeiros Socorros

03/10/2019
Formação
Educadores participam de capacitação e treinamento de primeiros socorros

​​​​​No Colégio Marista Champagnat nos preocupamos com o bem-estar e segurança de nossos estudantes, famílias e educadores. Ao longo do ano, oportunizamos momentos e espaços para a formação continuada de nossos professores e técnicos administrativos, proporcionando momentos de estudos e capacitação com vistas à formação integral de nossos estudantes.

Com o intuito de promovermos a vida, participamos do curso de Primeiros Socorros, promovido pela Rede Marista para todos os Colégios e Unidades Sociais. O curso foi construído em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) e tem como meta capacitar a cada ano 20% do grupo de colaboradores de cada colégio/unidade até 2024.

Com o total de 20 horas de capacitação, sendo 12 horas de aulas teóricas em educação à distância (EAD) e oito horas de capacitação presencial, o curso aborda os seguintes conteúdos: ​

• Prevenção de acidentes; 

• Acidentes com animais peçonhentos; 

• Afogamento; 

• Atendimento inicial a vítimas de trauma; 

• Emergências clínicas: asfixia, ferimentos, intoxicações, hipotensão, hipoglicemia, hiperglicemia, desmaios, avc, lesões, imobilizações, queimaduras, sinais vitais e suporte básico para vida.

A capacitação presencial foi realizada no dia 28/9, das 8h às 18h, na PUCRS. Ao longo do dia, nossos educadores responderam a questionários sobre as aulas teóricas e realizaram exercícios de simulação de situações de urgência e emergência. Dentre as atividades práticas realizadas, destacamos a manobra de heimlich (método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por um corpo estranho), reanimação cardiopulmonar​ e atendimento inicial a vítimas de traumas.

Ao final do curso, nossos educadores fizeram um relatório de possíveis situações de urgência e emergência em nosso Colégio, com o objetivo de criarmos protocolos de primeiros socorros.

Alexandre Maciejewski Batista, assistente de Relacionamento do Marista Champagnat, fez parte do 1º grupo de implementação do curso de capacitação e treinamento de Primeiros Socorros da Rede Marista. Para Alexandre, o curso é muito importante, pois fornece os conhecimentos necessários para agir em casos de urgência e emergência "hoje me sinto mais preparado sobre como proceder para ajudar alguém".

Confira fotos da capacitação presencial no álbum abaixo.

botao_site.png