Navegar para Cima

Notícias

Turno Integral: ambiente acolhedor no turno inverso

03/02/2021
Projetos
O Turno Integral do Marista Champagnat é voltado para estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental

​​​O Colégio Marista Champagnat acredita na importância de promover um espaço e proposta acolhedores para os estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental que necessitam do Turno Integral, atividade ofertada no turno inverso ao do regular.

Nosso Turno Integral tem como objetivo proporcionar experiências e aprendizagens que promovam o desenvolvimento integral dos estudantes. A partir da metodologia de projetos, os estudantes se tornam protagonistas ao sugerirem temas para investigação que despertem a curiosidade e a construção de novos conhecimentos, desenvolvendo a aprendizagem através da iniciação científica.

As atividades promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, relacionais, socioafetivas, culturais, tecnológicas, além do cuidado com uma alimentação saudável, orientação para hábitos de estudo, formação para valores e lazer. ​

Matrícula Flexível

O estudante que frequenta o turno regular no Marista Champagnat tem a oportunidade de vivenciar, conforme a necessidade da família, a proposta do Turno Integral. A contratação desse serviço pode ser de, no mínimo, dois e, no máximo, cinco dias na semana. A matrícula deve ser realizada de forma online, por meio do Marista Virtual App. Os novos estudantes poderão fazer a sua diretamente na Secretaria do Colégio. O processo deverá ser realizado entre o dia 1º e 10 de cada mês.​

Alimentação

A alimentação das crianças é acompanhada pelos educadores, que as orientam e incentivam a hábitos saudáveis, observando as necessidades individuais. Os cardápios de almoço e lanche são formulados pela Cantina Seventeen, com a supervisão de uma nutricionista responsável. O lanche acontece pela manhã, das 9h às 10h, e à tarde, das 15h às 16h, e cada estudante pode trazer a sua alimentação ou contratar o serviço da Cantina. O almoço é servido das 11h30 às 13h no refeitório do Turno Integral e é organizado pela Cantina do Colégio. 

Em caso de restrição alimentar, problemas de saúde ou qualquer outra informação importante sobre a rotina do estudante, as famílias devem informar a equipe responsável pelo Turno Integral. As informações referentes a valores, bem como a contratação desses serviços devem ser realizadas diretamente com a Cantina.

Equipe 

O Turno Integral é acompanhado por uma equipe composta pela Coordenação do Turno Integral, Coordenação Pedagógica, Coordenação de Turno e Orientação Educacional. As atividades são desenvolvidas por Monitores de Aprendizagem, Instrutores Especializados e professor (a) de Inglês.

Atividades desenvolvidas

Brincar Criativo - Proporciona momentos de diversão a partir do brincar, podendo acontecer em outros espaços do Colégio. Por meio das brincadeiras, dos jogos, da imaginação e da interação com o outro, é possível despertar nas crianças o prazer para o brincar criativo, tornando-as mais confiantes e criativas.​ A oficina ocorre a cada 15 dias.

Corpo e Movimento - Desenvolve a autonomia, a cooperação, a criatividade, a sensibilidade e o autoconhecimento, proporcionando às crianças a percepção do seu corpo. A partir de jogos teatrais e dinâmicas corporais, é estabelecida uma relação consigo próprio, com o outro e com o meio em que estão inseridos.

Everyday English - Amplia o repertório cultural e linguístico através da leitura, escrita e conversação na Língua Inglesa, a partir de encontros diários, divertidos e ricos em aprendizagens. As atividades contribuem para o desenvolvimento dos projetos interdisciplinares de cada turma, abrindo novos horizontes.

Hábitos de Estudo - Diariamente, é disponibilizado um horário específico para o auxílio ao tema. Além de ajudar o estudante na resolução das atividades solicitadas no turno regular, esse momento possibilita desenvolver técnicas de estudos que o ajude a construir sua autonomia, com proatividade. 

Mãos na Massa - A partir da culinária e do artesanato, desenvolve a habilidade de trabalhar em grupo e a cooperação. O estudante fará experiência com os múltiplos ingredientes e materiais diversos de maneira prazerosa, divertida e coletiva. A oficina contemplará conhecimentos sobre nutrição e experiências sensorial motivando os estudantes para o hábito de uma alimentação saudável. A oficina ocorre a cada 15 dias.

Pastoral das Infâncias - A partir dos valores Maristas os encontros proporcionam momentos de experiências, diálogos e escutas sobre espiritualidade, cuidado de si, do outro e do mundo. Com uma linguagem infantil e simbologia própria os estudantes desenvolverão o cultivo da interioridade identificando a presença do sagrado na vida cotidiana. Esse momento ocorre uma vez ao mês.

Projeto Pequenos Cientistas - A partir de temas de interesse e curiosidade dos estudantes, são desenvolvidas atividades que buscam investigar, criar e interagir com os múltiplos saberes. Os projetos são organizados trimestralmente por turma. Além disso, nossos estudantes têm a oportunidade de interagir com os espaços da PUCRS através de pesquisas, palestras, visitas guiadas e tantas outras atividades que contribuem para uma aprendizagem significativa.

Psicomotricidade  - Desenvolve as interações cognitivas e sensório-motoras do estudante, visando à sua compreensão das capacidades de ser, estar e se expressar, por meio de jogos e atividades diversificadas.​

Ritmos e Sons - Desenvolve a percepção musical, a técnica vocal, aguça a sensibilidade e​ instiga a criatividade dos estudantes, uma vez que permite a eles a criação de músicas. Também possibilita descobertas que envolvem o corpo e variados objetos, em busca de sons. Essa atividade possibilita também que os estudantes apreciem diversos estilos musicais.​

Organização das Turmas

​Manhã

Turma M1 
Educação Infantil - Nível 1 e 2​
​Turma M2
Educação Infantil - Nível 3
​Turma M3 
1º e 2º ano EF
​Turma M4
3º, 4º e 5º ano EF​
​Tarde
​​
​Turma T3 
1º e 2º ano EF​
​Turma T4
3º, 4º e 5º ano EF​​


O Turno Integral está em funcionamento, considerando os protocolos governamentais. ​​