Navegar para Cima

Notícias

BrincArte

18/07/2019
Nosso jeito de educar
Atividade possibilitou que os pais participassem de vivências a partir dos projetos realizados pelos filhos no Turno Integral.

​​​​​​​​​​​​​​​​​Nosso Turno Integral tem como objetivo proporcionar experiências e aprendizagens que promovam o desenvolvimento integral dos estudantes. A partir da metodologia de projetos eles se tornam protagonistas ao sugerir temas para investigação que despertem a curiosidade e a construção de novos conhecimentos, iniciando seu percurso na iniciação científica.

Dentre as atividades promovidas, destacamos a BrincArte, realizada nesta última semana com o objetivo de valorizar o processo de pesquisas, a produção dos projetos e a ludicidade, a partir de vivências entre estudantes e famílias.

A atividade aconteceu nas dependências do Turno Integral e reuniu dezenas de famílias que puderam vivenciar com seus filhos um pouco das aprendizagens do primeiro semestre. Acreditamos que a parceria com a família é ponto fundamental para o reconhecimento do esforço do trabalho dos estudantes. A presença dos responsáveis fortalece a relação de integração da família com a escola e proporciona confiança às crianças, bem como uma maior motivação.

Os projetos apresentados na BrincArte foram: Dinossauros: como viviam e o que comiam? (Educação Infantil N1 e N2), Amigos Répteis (Educação Infantil N3), Países Brilhantes (1º e 2º ano EF manhã), Conto, Reconto e Encanto; Meu Malvado Favorito; e Nosso Planeta, Nossa Casa (1º e 2º ano EF tarde), Cinemaristas e Valores (3º ao 5º ano EF manhã) e A História da T2 e Oceanos (3º ao 5º ano EF tarde).

Os estudantes além de participarem dos projetos, contribuíram com a organização da atividade BrincArte, planejando com as professoras as atividades que apresentaram aos pais. Trabalhando dessa forma, os ajudamos a desenvolver habilidades de consciência social e coletividade, motivação, curiosidade, integração e engajamento, além de oportunizar momentos em que podem se expressar de forma lúdica.

“Esses momentos que oportunizam estudantes e educadores apresentar para as famílias o resultado dos projetos desenvolvidos, abre espaço para novas descobertas e novos saberes, permitindo assim, a construção da consciência da importância de ambos para a aprendizagem das crianças." destaca Hemini Rodrigues, Coordenadora do Turno Integral.

No segundo semestre realizaremos a BrincArte 2.0, momento que envolverá os projetos desenvolvidos no segundo semestre e as atividades especializadas como: Inglês, Psicomotricidade, Corpo e Movimento e Ritmos e Sons. 

botao_site.png

Acompanhe alguns registros da atividade:​​