Navegar para Cima

Notícias

Uma trajetória que inspira

17/04/2020
Institucional
Vice-diretora administrativa do Marista Champagnat escreve carta sobre a história de perseverança e audácia desse Colégio centenário

​​​​Nossa história começa em 1920.

Em 21 de abril daquele ano, o Sr. Felipe Ritter passa a escritura de sua chácara na Estrada Mato Grosso, nº 6, atualmente Av. Bento​ Gonçalves, 4314 para os Irmãos Maristas. Em maio, o Irmão Marie Liévin – Livino, Superior Provincial, tomou posse da propriedade. Valor de compra da propriedade: 80 contos de réis (80:000$000 réis).

Porto Alegre, naquela época, saía da pandemia da Gripe Hespanhola, que assolava o mundo desde 1918. Uma das maiores tragédias humanas. Em janeiro de 1919, havia poucos casos por aqui. As escolas reabriam seus portões, cinemas, teatros, cafés e cassinos voltavam a receber seus frequentadores. A Rua da Praia perdeu seu aspecto triste dos meses anteriores.

Foi nessa realidade,  pós-pandemia, que o Colégio Marista Champagnat inicia sua existência. Em agosto de 1919 os Irmãos começaram a procurar uma propriedade para colocar sua casa de formação, seu seminário. Ideia essa que se concretiza em 1920: o Juvenato Marista é instalado na antiga residência da propriedade. Mais tarde passaram a oferecer todas as etapas pelas quais os jovens se preparavam para chegarem a ser Irmãos Maristas (Juvenato, Postulado, Noviciado e o Escolasticado). Também por um tempo esse prédio abrigou a sede da Administração Provincial. 

Os Irmãos sempre foram inovadores e empreendedores. Enquanto os dias passavam, secavam-se os pântanos e eram abertos canais na chácara. O terreno era aproveitado para plantações e criação de animais que serviam de sustento para todos que viviam ali. 

Observando a necessidade da comunidade ao redor, os irmãos passaram a atender aos meninos carentes do bairro, ministrando-lhes aulas, em caráter de externato.

Quando Ir. José Otão assumiu como reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS),  decidiu transferir a Universidade do Centro de Porto Alegre para a chácara dos maristas, no mesmo terreno do Colégio Champagnat, no bairro Partenon. Nasce então o campus da PUCRS.

Na busca constante de inovações, o Marista Champagnat foi destaque no campo da Educação Física, instalando uma piscina, introduzindo o Pólo Aquático no currículo de seus estudantes.  Foi também o pioneiro em Hóquei sobre Patins, lançando oficialmente no RS a modalidade de Hóquei sobre Patins e Patinação Artística – Os Tangarás. 

Atendendo aos apelos da época, na década de 70, foram abertas 18 habilitações profissionalizantes no colégio, que passa a ser externato e as meninas começam a ser admitidas no colégio.

Atualmente trabalhamos com crianças e jovens, e continuamos com os mesmos anseios dos Irmãos fundadores dessa obra: promover educação de qualidade, para crianças e jovens, através de práticas educativas inovadoras, embasadas no carisma marista, contribuindo para uma sociedade mais humana, ética e justa.

Daquele tempo até agora, muitos alunos, professores, irmãos e colaboradores por aqui passaram.  Pessoas de fé, de coragem e de visão.  Pessoas que buscaram e buscam cumprir o desejo de nosso fundador, mantendo o ideal do jeito marista de educar.

​Dentro de um mês, 17 de maio de 2020, completaremos nosso centenário. Olho para essa história e reconheço a audácia e a coragem daquela geração que nos antecedeu. Eles, como nós, enfrentaram uma pandemia muito similar a que estamos vivendo hoje. No entanto, suas condições eram bem mais restritas que as nossas. Rio de Janeiro e Porto Alegre eram duas das cidades mais insalubres do Brasil, segundo registros históricos sobre aquela época. Mesmo enfrentando toda essa tragédia, limitações sanitárias, isolamento social (sem internet), a população reverteu a situação e reergueu-se firme e forte. Ainda assim, houve fé e perseverança para levar adiante um sonho. O sonho de Marcelino Champagnat de tornar Jesus Cristo conhecido e amado pelos jovens. 

Que essa história guerreira, de perseverança e audácia nos inspire! Que possamos aproveitar das experiências vividas hoje,  para sermos seres humanos melhores, importar-nos com a dor do outro, sermos solidários, capazes de cuidar de nós mesmos e olhar com amor para o próximo. 

Nossa história começou em 1920 e continuará para além de 2020. Encontraremos luz, força e fé para superar as dificuldades. Juntos, somos fortes!


Essa é a carta redigida por Vera Lúcia de Mattos Galaffassi, vice-diretora administrativa, um mês antes de completarmos 100 anos de história do Colégio Marista Champagnat.