Navegar para Cima

Notícias

Um lugar ao sol

04/12/2019
Projetos
Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, que trabalharam projeto sobre o sol, conhecem o artista Vítor Kley, cantor da música O Sol

​​​​Nossos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, da turma 113 EF, estão desenvolvendo atividades de estudo sobre o sol e os seus benefícios. 

O projeto intitulado Um lugar ao sol iniciou através do interesse e da curiosidade dos estudantes em saber mais sobre o sol. Dessa forma, o objetivo é trabalhar com as crianças informações sobre a vitamina D, que é essencial para o corpo melhorando o sistema imunológico, quais alimentos são ricos dessa vitamina, conscientizar sobre os horários adequados para tomar sol além de instruir como e porque esse processo auxilia na qualidade de vida das pessoas. 

Esse projeto, que perpassa por todas as áreas do conhecimento com diferentes atividades, auxilia também no trabalho da identidade física e emocional dos estudantes, permitindo um conhecimento sobre quem somos e quais são as nossas necessidades vitais, relacionando-as a uma vida mais saudável. 

Foram desenvolvidas atividades individuais e em grupo, estudos sobre células e neurônios, visita e estudos sobre o sol no Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, jogos e brincadeiras, rimas, poesias e canções, onde os estudantes tiveram o contato com a música O sol, do artista Vitor Kley. 

No dia 3/12, Vitor Kley esteve se apresentando na Rua da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Nessa oportunidade, nossos estudantes da turma 113 EF puderam conhecer o artista em seu camarim, entregar algumas lembranças confeccionadas por eles, e juntos cantar a música que os inspirou durante o ano: O sol!

Sobre os Anos Iniciais 

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.

Em 2020, seguiremos realizando atividades que potencializem ainda mais essas aprendizagens, bem como projetos já consolidados no cotidiano escolar.

botao_site.png​​​