Navegar para Cima

Notícias

Vem aí o Ensino Médio

29/11/2019
Projetos
9º ano do Ensino Fundamental participa do projeto Rumo ao Ensino Médio, em preparação para os novos desafios escolares

​​​Ao ingressarem em um novo nível de ensino, os estudantes enfrentam desafios diferentes e precisam estar preparados para lidar com as novidades. São novas disciplinas, outros professores e o nível de dificuldade aumenta conforme o amadurecimento escolar do estudante.

Com o objetivo de conscientizar os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat sobre os desafios do Ensino Médio e motivá-los; trabalhar as relações interpessoais; integrar as turmas; refletir sobre o projeto de vida; e celebrar a transição do Ensino Fundamental para o Médio, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) realiza o projeto Rumo ao Ensino Médio.​

Em 2019, o projeto iniciou em outubro, com a apresentação curricular e aula inaugural do Ensino Médio. A atividade possibilitou aos estudantes conhecerem seus futuros professores, novas disciplinas e sanarem dúvidas, diminuindo a ansiedade em relação ao novo nível de ensino.​

Os estudantes do 9º ano EF também tiveram um momento de roda de conversa com os estudantes do Ensino Médio do Marista Champagnat, que partilharam hábitos de estudos e dicas para encarar os novos desafios.

Como parte da programação do projeto, o 9º ano EF assistiu a palestra do gaúcho paratleta e recordista mundial Carlos Roberto de Oliveira​, que contou sua história de vida e como superou os desafios para conquistar seus sonhos. 

O momento de integração entre as turmas ficou por conta da saída ao refúgio ecológico Pedra Afiada, localizado no Cânion Malacara, em Santa Catarina.

Celebração do 9º ano do Ensino Fundamental

Para comemorar a transição dessa importante etapa da vida escolar, a passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, realizamos no dia 28/11, às 19h, na Capela do Marista Champagnat a Celebração do Ensino Fundamental. Famílias e educadores se reuniram para agradecer a vida dos estudantes e prestigiar esse rito de passagem acadêmico.​

Representantes de cada turma realizaram um discurso rememorando os anos vividos juntos e exaltando os educadores que os acompanharam ao longo da caminhada escolar. Os estudantes receberam uma lembrança do Colégio e destacaram seus professores homenageados.

Na cerimônia também foram revelados os estudantes que receberam a distinção de amigo solidário. Esse prêmio é votado pelos próprios colegas que elegem aquele que, ao longo do ano, no convívio dos grupos, se destacou como verdadeiro parceiro da turma. A placa de amigo solidário é concedida ao estudante que mais evidencia o espírito marista e os valores que o Colégio ensina. 

Confira mais fotos na galeria abaixo.

Sobre o Ensino Médio

Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.

Para tanto, em 2020​, daremos continuidade à vivência dessas aprendizagens por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.​​​


botao_site.png