O espaço, a órbita, o universo, como tudo funciona.... Eis aí grandes perguntas que certamente todos já se fizeram alguma vez na vida. E aqui no Marista Champagnat, a curiosidade partiu dos estudantes da Educação Infantil, através da pergunta: “onde estão as estrelas?"
Foi a partir deste questionamento que surgiu o projeto Viajando pelo Espaço, realizado pelos estudantes da turma N3A. Para compreenderem um pouco mais sobre o mundo que os cerca, ao longo da semana os pequenos abordaram, junto com a professora, diversas questões relacionadas ao tema: por que existe o dia e a noite, quais atividades costumam ser realizadas em cada período, o que é o movimento de Rotação e Translação e como acontecem as estações do ano.
Para tornar o estudo ainda mais concreto, os estudantes realizaram um desenho de observação da Terra, iniciando na folha de papel e evoluindo para a construção de um globo terrestre com balão, passando a aprendizagem do bi para o tridimensional. Cada criança pôde levar o trabalho para casa para seguir explorando o tema em família, realizando o exercício de utilizar uma lanterna para simular o sol e aplicar todos os conceitos aprendidos ao longo do projeto.
A professora Francieli da Silva destaca que “esta foi uma maneira de trazer as famílias para dentro do projeto, para perto das propostas e vivências ofertadas aos estudantes, momentos estes tão significativos para suas aprendizagens e para as criações de memórias afetivas".
A Educação Infantil no Marista Champagnat
Nos primeiros anos da vida escolar (3 a 5 anos), cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.
Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.