Vínculos que se estabelecem

04/03/2021
Educação
Saiba sobre a importância do processo de adaptação para estudantes da Educação Infantil

​​Tudo que é novo na vida do ser humano gera expectativas, medos, curiosidade e uma série de outros sentimentos, por isso, no Marista Champagnat, trabalhamos com processo de adaptação. Esse é um período em que a criança começa a se familiarizar com o novo espaço de convivência e as pessoas que fazem parte dele, para então estabelecer vínculos afetivos e desenvolver a segurança de explorar esse ambiente.

O início da vida escolar de uma criança envolve experiências importantes e desafiadoras. Por isso, a escola, em parceria com as famílias, estabelece momentos de acolhida, priorizando a escuta e o olhar atento aos estudantes que estão ingressando em sua nova jornada.

Atualmente, devido ao contexto pandêmico que vivenciamos, além de se adaptar a nova escola, é preciso também uma adaptação ao novo modelo de escola (aulas presenciais e online). Nesse cenário, se torna ainda mais importante o apoio da família, que pode auxiliar a partir do diálogo sobre a escola e preparar uma mudança de rotina gradual em casa, a fim de que o medo, a angústia e a ansiedade sobre esse momento sejam amenizadas.

​​ Texto auxiliar da imagem

Estudantes do Nível 1 da Educação Infantil na aula online

​​De acordo com a professora da Educação Infantil, Milena Berton, “o processo de adaptação ocorre de forma gradativa, respeitando o ritmo de cada estudante e as necessidades de cada família. A construção do vínculo ocorre na intimidade, no contato, nas interações, e hoje, buscamos ressignificar esse momento através das telas, em nossas aulas online. Mesmo assim, cada um tem o seu tempo, mas nós seguimos juntos, pois as crianças são os reais protagonistas desse tempo que não para. Nós precisamos olhar para eles e ver como são potentes, capazes e incríveis de recriar, explorar, fazer e desfazer, falar o que sente e se sentir pertencente a esse grupo que está unido nas mesmas aventuras e mistérios".

Para contribuir ainda mais com o processo de adaptação às novas rotinas, nossa Orientadora Educacional da Educação Infantil e Anos Iniciais, Fabiana Dombroski Piccinin, compartilha algumas dicas importantes:

• Mantenha o diálogo, esse é um ponto fundamental e essencial para esse momento.

• Proporcione um ambiente tranquilo, acolhedor e que transmita leveza e segurança, sempre respeitando os protocolos.

• Incentive práticas que desenvolvam a socialização e a empatia, respeitando esse momento em que não é possível o contato físico.

• Estimule a partilha, o olho no olho, novas estratégias de brincadeiras e de momentos ricos de aprendizagens.

• ​Priorize a transparência, a acolhida, a partilha de ideias, construções coletivas de estratégias para viver e vivenciar esse período.​