Vivências do Turno Integral

22/10/2019
Nosso jeito de educar
Estudantes do Turno Integral realizam atividade especial para estudar sobre os animais

​A turma da Educação Infantil 2, do Turno Integral do nosso Colégio, tem como projeto para esse trimestre, trabalhar sobre cães e gatos durante as suas atividades. O projeto teve início a partir da curiosidade dos estudantes em saber mais sobre o comportamento desses animais, a anatomia deles e outros questionamentos em relação à vida dos gatos e cachorros.

A partir dessas curiosidades, desenvolveu-se o projeto Pelos e Arrepios, que tem como objetivos: aprofundar os conhecimentos acerca da curiosidade sobre os cães e gatos, investigar sobre a anatomia dos animais, promover o respeito com todas as espécies, sensibilizar os estudantes para que se tornem cidadãos humanizados, além de desenvolver a coordenação motora.

Tendo em vista esses objetivos, são desenvolvidas atividades artísticas e corporais, que englobam o aperfeiçoamento de habilidades motoras e cognitivas, proporcionando um aprendizado significativo, baseado em vivências a partir da temática escolhida pelos estudantes.

Uma das atividades realizadas com a turma, ocorreu no mês de outubro, quando os estudantes receberam as donas da MariPet Agropet, Roberta Viana e Jessica Maciel. Durante o encontro, as proprietárias falaram um pouco sobre o estabelecimento, explicaram de que forma os animais são cuidados e trouxeram imagens para exemplificar quais os pets atendidos por elas. Além disso, as voluntárias prepararam uma surpresa para os nossos estudantes. Ao final da atividade, a mascote da Agropet, uma cachorrinha da raça Pug, entrou na sala para brincar com as crianças.

Para a coordenadora do Turno Integral, Hemini Rodrigues, esses momentos vivenciados pelos nossos estudantes, relacionando a teoria da sala de aula com a prática, abrem espaços para novos saberes.

Sobre o Turno Integral​​

Um espaço acolhedor, de afeto e respeito que proporciona aos nossos estudantes diversas experiências, aprendizagens, vivências, momentos de descanso, mas principalmente momentos de alegrias, diversão e integração entre os demais colegas. Nosso Turno Integral atende crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais (1º a 5º ano EF)​ no turno inverso ao das aulas regulares, com possibilidade de matrícula em 2, 3, 4 ou 5 dias semanais, conforme necessidade da família.

Nossa proposta tem como base os Projetos Pedagógicos, ou seja, o estudante aprenderá sobre diversos assuntos, como também desenvolverá inúmeras habilidades por meio de projetos que sejam do seu interesse. Ao trabalhar a partir de Projetos, nossos estudantes se tornam os protagonistas do seu próprio aprendizado, tendo total liberdade para sugerir e/ou escolher os assuntos que mais chamam a sua atenção naquele momento, bem como atividades que gostariam de fazer. Além disso, os Projetos Pedagógicos permitem que o estudante pesquise, faça experiências, brinque, se divirta e interaja com os colegas de outras turmas.

botao_site.png​​​