Voluntariado em ação

12/04/2019
Solidariedade
Nosso grupo de estudantes voluntários planeja novas ações para 2019.

​​Atualmente, temos quatro grupos de voluntariado em nossa escola. Dois grupos são compostos por jovens voluntários do 9ºano EF, um grupo de voluntários do 1º ano EM e 1 grupo com voluntários do 2º e 3º ano EM. A cada ano o grupo ganha novos jovens que têm o sonho de contribuir para a construção de um mundo mais fraterno, justo e solidário.

O objetivo do trabalho deste ano é qualificar a formação dos voluntários com a realização de atividades que possam contribuir, ainda mais, na formação humana deles e em sua atuação nos locais em que realizamos nossas atividades.

Texto auxiliar da imagem

Voluntários participantes do planejamento com os convidados

Para contribuir com esse processo, recebemos em nossa escola dois convidados importantes que ajudarão na construção dos novos planos de ação do nosso grupo: a Jéssica Kijak, Coordenadora Pedagógica no Centro Social Marista Sana Isabel e o Luan Gustavo​​ dos Santos, Agente de Pastoral do Centro Social Aparecida das Águas e EMEI Tia Jussara. Eles apresentaram aos estudantes mais detalhes sobre as realidades das entidades sociais onde realizamos o voluntariado, contaram quem são os profissionais que atendem as crianças e jovens, falaram sobre a situação econômica das famílias e a missão que têm as instituições que eles atuam nos locais que estão instaladas.

Texto auxiliar da imagem

Simbologias entregues aos nossos estudantes do grupo de Voluntariado​

​Após os momentos de sensibilização e partilha, nossos estudantes receberam do Serviço de Coordenação de Pastoral do nosso Colégio, algumas simbologias que os ajudarão a trilhar sua jornada em 2019, são elas:

Chaveiro em forma de sandália: esse símbolo evoca o tempo de atuação, o voluntariado em si. Convida os estudantes a colocarem os pés na realidade, caminharem ao encontro do/a outro/a e vivenciarem por inteiro essa experiência.

Caderno/álbum e registros: marca o início da caminhada e possibilita que os estudantes possam registrar suas memórias. Esse documento também tem o objetivo de ser partilhado entre o grupo e que eles possam despertar um no outro o desejo de viver experiências de voluntariado.

Para nosso Coordenador de Pastoral, Anderson Oliveira, o trabalho voluntariado é um instrumento utilizado na construção da civilização do amor. “Nossos estudantes abraçaram a causa do voluntariado e ao abraçá-la, tem a oportunidade de sentir pulsar dentro de si um coração solidário, que é símbolo deste projeto. Além de vestirem a camiseta do voluntariado eles também levam consigo empatia, felicidade, amizade e outros tantos sentimentos que fazem parte deste trabalho. Nossas ações são planejadas e realizadas com   muito carinho e a certeza de que a solidariedade é um caminho para a construção de um mundo melhor".

Confira algumas ​​​​imagens deste encontro: