Navegar para Cima

Notícias

Voluntariado: um case do bem

17/10/2019
RECONHECIMENTO
Projeto receberá certificado de Honra ao Mérito no 14º Prêmio Responsabilidade Social, do Sinepe/RS

​​​No dia 5/12, o Sindicato do Ensino Privado Gaúcho (Sinepe/RS) realizará a cerimônia de entrega do 10º Prêmio de Inovação em Educação, 14º Prêmio de Responsabilidade Social​ e ​17º Prêmio de Gestão de Comunicação​. A premiação, realizada anualmente pelo Sinepe/RS, é uma das mais importantes do Brasil e tem como objetivo reconhecer e valorizar as boas práticas das instituições educacionais da rede privada.

Nosso Colégio inscreveu, em 2019, o projeto Voluntariado: encontros que transformam vidas, na categoria Participação Comunitária, do 14º Prêmio Responsabilidade Social.​ O case receberá certificado de Honra ao Mérito, destaque concedido aos projetos que receberam nota igual ou superior a 9, mas não chegaram na final.​

​Ao retratar a implementação do programa de Voluntariado no Marista Champagnat, nosso case relata a experiência de mais de 50 estudantes do 9º ano EF e do Ensino Médio capacitados para o trabalho voluntário com 240 educandos - estudantes de unidades sociais maristas.

O objetivo do projeto é promover a cultura da solidariedade e desenvolver o protagonismo juvenil através da responsabilidade social, da sensibilização dos estudantes e criação de vínculos com instituições e pessoas que possam fomentar os espaços de reflexão e ação social, construindo assim, a consciência da importância do trabalho voluntário para melhorar a qualidade de vida das pessoas e funcionamento da sociedade.

Nossos estudantes voluntários participam de encontros e reuniões semanais, atividades de integração e capacitação, visitas às instituições sociais e a elaboração e execução de atividades recreativas e pedagógicas com os educandos dos centros sociais maristas.

Ao longo do ano letivo, nosso grupo de Voluntariado também promove individualmente ou em parceria com outros segmentos do Colégio e instituições, campanhas solidárias. Dentre elas, destacam-se: a campanha de inverno, na qual arrecadam-se agasalhos; Festa Junina Solidária, com arrecadação de leite; Páscoa, na qual arrecadamos chocolates, e o Dia da Criança, com coleta de brinquedos para doar às instituições sociais. Além destas campanhas, ​apoia-se a Corrida pela vida, do Instituto do Câncer infantil e Corrida para vencer o diabetes, do Instituto da Criança com Diabetes. ​

Como participar do grupo de Voluntariado

Os estudantes que integram o grupo acreditam que podem construir uma sociedade onde os valores de respeito, cuidado e amor ao próximo são possíveis através de pequenas ações. Podem participar estudantes do 9º ano EF e do Ensino Médio.

Para se inscrever o estudante deverá contatar o nosso Serviço de Pastoral Escolar.​​

botao_site.png