Navegar para Cima

Projetos

Formação Integral

Excelência acadêmica aliada à formação humana.

​No Marista Champagnat, somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias. O nosso fundador, Marcelino Champagnat, propôs uma educação com base na presença, no amor, na solidariedade e no aprender fazendo. É assim que se estende a nossa missão, seguindo os passos de quem tanto pelos outros fez.

Harmonizando cultura, fé e vida, os nossos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio são incentivados a desenvolverem a sua autonomia, promovendo o diálogo, a solidariedade e o olhar atento para o cuidado com o próximo.

Acreditamos que o aprendizado é um processo aberto e dinâmico que não acontece somente no espaço sala de aula. É preciso oportunizar condições favoráveis e agradáveis no intuito de contemplar a educação do ser humano, na sua integralidade e nos aspectos do saber: Conhecer - Fazer - Conviver - Ser.  

Em nosso Colégio, os estudantes têm a possibilidade de se desenvolverem como lideranças, participando dos grupos representativos: Grêmio Estudantil (GEC), Pastoral Juvenil Marista (PJM) e Voluntariado, nos quais exercitam e priorizam os valores éticos, morais e humanos. 

Para o Diretor do Marista Champagnat, Rui Antonio Piassini, o maior compromisso que o Colégio tem com as crianças e jovens é auxiliar as famílias na formação integral do sujeito, formando cidadãos comprometidos com um mundo melhor. “Para além do conhecimento, o Marista Champagnat prepara os estudantes para atuar nos mais diversos cenários da vida em sociedade. Essa educação segue os valores do nosso fundador, que há mais de duzentos anos vem sendo ponte e farol de esperança para milhares de crianças, jovens e adultos no mundo todo”, destaca.

Tudo isso possibilita que o estudante marista se desenvolva e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​

Além das vivências que contribuem para a formação integral dos nossos estudantes, todas as turmas participam de encontros de formações, organizados durante o ano letivo pela Pastoral do nosso Colégio e pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) do nível de ensino. São momentos em que realizamos reflexões, orações e partilha sobre temas relacionados a fé e a vida. Além do estudo, os estudantes têm momentos de integração e confraternização, para que possam exercitar a boa convivência. A cada ano são trabalhadas temáticas diferentes que são previamente escolhidas tendo em vista a etapa de desenvolvimento humano de cada turma. Esses momentos ocorrem na Casa Marista da Juventude (CAJU).

Em 2020, são mais de 180 jovens que integram os grupos juvenis do Marista Champagnat. Estudantes que traduzem na prática que a educação marista alia o conhecimento acadêmico à formação de valores éticos-cristãos.​​