Presença dos Irmãos Maristas consolidou-se em Cachoeira do Sul em 1908

​​​​

Em 1908, uma comissão formada pelos Srs. João Leitão, Affonso Fonseca, Olímpio Leal e o Intendente Municipal, Dr. Cândido Freitas, empenhou-se em trazer os primeiros Irmãos Maristas para Cachoeira do Sul. Um prédio da Intendência, situado na Rua Saldanha Marinho, serviu de sede para a primeira escola. O propósito era que funcionasse como internato destinado aos filhos de fazendeiros residentes no interior. O educandário funcionou de 1908 a 1914 com a denominação de Colégio Nossa Senhora da Conceição.

No entanto, foi em 21 de janeiro de 1929 que a presença dos Irmãos Maristas consolidou-se na comunidade de Cachoeira do Sul (foto da primeira turma). Com a denominação de Gynásio Municipal Roque Gonçalves, o colégio teve como primeiro diretor o Irmão Gabriel Leon. Ele consolidou os cursos de Ginásio e Técnico de Contabilidade, que funcionou até 1994.

O edifício em que até 1957 funcionaram as diversas salas de aula dos Cursos Primário, Ginasial e Técnico de Contabilidade, tornou-se pequeno para abrigar os mais de 500 estudantes matriculados na Instituição. Naquele ano, os Irmãos Maristas decidiram construir um novo edifício, com modernos traços arquitetônicos, mais confortável e que respondesse às aspirações do povo cachoeirense. A pedra fundamental foi lançada em 1.° de maio de 1957. Após as obras, o educandário adquiriu capacidade para atender mais de 800 jovens.

Em 27 de agosto de 1962, o Ministério da Educação aprovou o Regimento Escolar do Ginásio Roque Gonçalves. Em 6 de setembro de 1963, foi inaugurado o Escritório Modelo, utilizado pelo Curso Técnico, aplicando na escola ensinamentos teórico-práticos de Contabilidade e gerenciando uma firma arrozeira. Em 13 de agosto de 1965, foi fundada a Banda Marcial Gonçalvense, com 123 integrantes, tendo como organizadores Paulo Salzano Vieira da Cunha, João Carlos Ciceri e Francisco Bifano. De 1965 até 1970, o colégio sediou a Faculdade de Economia, segunda Faculdade a ser fundada em Cachoeira do Sul.

Em 1975 foram executadas diversas modificações, como a criação de salas especiais e transformação dos ambientes administrativos, visando à melhoria do funcionamento. Em 2004, num processo pelo qual passaram todos os colégios da Província Marista do Rio Grande do Sul, o Ginásio Roque Gonçalves passou a ser designado pelo nome fantasia: Colégio Marista Roque. São mais de 90 anos de uma história marcada pela tradição educativa marista, concebendo a educação como obra alicerçada no amor, na formação integral, inovação e na harmonia entre fé, ciência, cultura e vida.​