116 anos educando para a vida

13/02/2021
Institucional
Confira artigo produzido pelo ex-aluno, pai e presidente da APM, Clovys Bohrer Júnior, em homenagem ao aniversário do Colégio.

​Artigo escrito pelo ex-aluno, pai e Presidente da Associação de Pais e Mestres (APM), Clovys Bohrer Júnior, e publicado no Diário de Santa Maria deste sábado, 13/2.

No dia 12 de fevereiro de 2021, o Colégio Marista Santa Maria comemorou seus 116 anos de existência e ao longo dessa história vem deixando marcas positivas e profundas através do jeito Marista de educar.

Tudo começou no ano de 1905, quando os irmãos Maristas acreditaram que no coração do Rio Grande, se fazia necessário fundar uma escola com a proposta Marista, de modo a trazer cultura, conhecimento e formar lideranças para a cidade e região.

Na condição de ex-aluno, pai de duas alunas e presidente da Associação de Pais e Mestres do Colégio Santa Maria, visualizo que ao longo de todos esses anos, a proposta Marista e os ensinamentos deixados por São Marcelino Champagnat, têm sido de grande valia para a educação de crianças e adolescentes, na medida em que desfrutam de uma educação humana e solidária, permitindo que possam ser instrumentos de transformação da sociedade.

O Colégio Marista Santa Maria sempre foi uma escola tradicional, no sentido de firmar valores éticos, morais e religiosos. Mas essa característica tradicional nunca impediu que estivesse atento às transformações da sociedade, possibilitando sua adequação e atualização no tempo, acolhendo e incluindo no seu seio educacional as diferenças.

Nesses valores sólidos, sempre ofereceu à comunidade uma educação de vanguarda, onde os estudantes além de receberem toda a formação teórica e pedagógica, também estão inseridos numa proposta de formação integral, humana, cristã e tecnológica, possibilitando aos jovens o desenvolvimento da autonomia e socialização tão necessárias para enfrentarem as adversidades que se apresentam no cotidiano e ao longo da vida.

Nesse aspecto, é inegável que aquela proposta almejada lá na origem, na data de fundação do Colégio Santa Maria, se faz muito presente na nossa cidade e também na região, na medida em que, na qualidade de formador, o colégio forneceu toda a base para a geração de grandes profissionais, líderes expoentes na política, nas ciências e nas artes.

E por tudo isso é que nessa data festiva, é preciso reconhecer a importância dessa instituição, agradecer por ter em 1905 escolhido Santa Maria como uma das cidades sede e parabenizar pela passagem de mais um ano de existência.

​Parabéns Colégio Marista Santa Maria, o povo desta cidade te aclama!