Lançamento da Campanha de Comunicação é realizado na Casa Círculo

27/07/2018
Campanha guiará a nossa comunicação ao longo do ano

​​Conectamos diariamente a nossa tradição bicentenária com processos e iniciativas inovadoras.

Esse olhar atento e cuidadoso faz a diferença na nossa missão de educar e nos possibilita criar novas respostas para os desafios do mundo.

A partir dessa reflexão, foi realizada na última terça-feira, 17/7, às 18h30, para os educadores do Colégio, o Lançamento da Campanha que guiará a nossa comunicação ao longo do ano.

A campanha é a forma de materializarmos o que acreditamos e levar até a parte de fora dos nossos muros a mensagem que assumimos como posicionamento institucional.

O evento foi realizado na Casa Círculo, próximo ao Vale do Menino Deus, em Santa Maria. Segundo o site, o espaço é construído com base em uma arquitetura sustentável, uma nova alternativa conectada às melhores práticas de ecorresponsabilidade do mundo. Contando com aproveitamento de luz natural, sistema de ventilação de baixo impacto e acústica diferenciada, a Casa Círculo foi projetada em formato de domo, ou casa geodésica, estilo de construção milenar que traduz uma visão holística em que o todo representa mais que a soma de suas partes, resultando em uma construção leve, forte, estável e de baixo impacto ambiental.

Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.​