Navegar para Cima

Notícias

Dicas para contar histórias para as crianças

28/05/2020
Cultura
Confira sugestões preparadas pelas educadoras da Biblioteca para os estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Um dos maiores desafios enfrentado pelos pais nesse momento que estamos vivendo é o de manter os filhos entretidos em casa durante o isolamento social. Geralmente, as crianças que são habituadas a terem acesso aos livros da Biblioteca escolar estranham muito esse distanciamento dos livros e das histórias neles contidas.

​Mesmo algumas famílias possuindo livros em casa, o estudante tende a sentir saudade das contações de histórias e mediações de leitura oferecidas pela Biblioteca. Pensando nisso, além de preparar com muito carinho contações em vídeo que estão sendo enviadas às famílias via email, nossa equipe organizou uma lista de canais disponíveis na web que podem ser acessados pelas famílias. Citamos também algumas dicas para a família realizar contações de histórias em casa, alegrando esse período de quarentena.

Vamos lá:

Dica 1 

A primeira dica que damos é que ao escolher a história a ser contada, a mesma se encaixe nos quesitos de cada ouvinte, ou seja: faixa etária, conteúdo da história, que seja atrativa e contemple o gosto dos leitores;

Dica 2 

A pessoa que irá realizar a contação deve ter conhecimento prévio da história a ser contada, isso vai dar propriedade à mesma na hora de realizar a leitura;

Dica 3 

“Mergulhar” na história, usando de técnicas como entonação da voz, descrição precisa dos sons e das características do texto, explicitando assim os sentimentos passados pelo autor;

Dica 4 

Expor as figuras e detalhes da história para que os ouvintes assimilem com o texto que foi lido;

Dica 5 

Realizar no final de cada contação um diálogo sobre a história ouvida, com questionamentos como: - A história gerou alguma expectativa? - O final foi o que vocês esperavam? - Qual detalhe chamou mais atenção? - Qual foi o personagem favorito?

​Agora, vamos deixar uma listinha de alguns canais que disponibilizam contações de histórias na internet:

Carol Levy

Acompanhada dos dois filhos pequenos, a contadora apresenta histórias ao vivo duas vezes por dia, às 11h e às 20h. Com a hashtag #ViralizaHistoria, Carol narra em cerca de 25 minutos livros de autores como a brasileira Ruth Rocha. O conteúdo fica salvo e pode ser assistido e reprisado a qualquer momento no YouTube. Na plataforma também é possível encontrar produções mais antigas e curtas, com duração média de 5 minutos, em que a atriz e cantora narra histórias da literatura, do folclore e também aborda temas como sentimentos. No Instagram @carollevy e disponível no canal Carol Levy. Lives seg. a sex.: 11h e 20h. Livre.

Baú da Camilinha

Camila e João apresentam histórias infantis com acompanhamento musical. O canal não tem vídeos novos há alguns meses, mas os que estão disponíveis trazem narrativas com cerca de dez minutos, além de músicas autorais da dupla e sugestões de brincadeiras. Uma boa pedida para os dias de quarentena é o vídeo que ensina a fazer slime, aquela geleca colorida e pegajosa que é sensação entre os pequenos, com apenas quatro ingredientes. Disponível no canal O Baú da Camilinha. Livre.

Cris Gouveia

Responsável por dar vida ao personagem Teobaldo no Quintal da Cultura, o ator apresenta ao vivo no Instagram Um Canto que Conta histórias infantojuvenis durante a quarentena. As lives acontecem com data e horário marcados, divulgados na conta do artista, e ficam salvas no IGTV. Além de leituras, Gouveia também apresenta músicas e histórias de sua autoria, como "Um Pequeno Cavaleiro", inspirada nas aventuras de "Dom Quixote". No Instagram @UmCantoQueConta. Horários das lives divulgadas semanalmente. Livre.

Varal de Histórias

Em vídeos com duração de até dez minutos publicados semanalmente aos sábados, Juçara Batichoti apresenta clássicos infantis como "O Patinho Feio", de Hans Christian Andersen(1805-1875), e obras contemporâneas, como "O Livro dos Medos" (2010), de Donaldo Bucheweitz. Durante as apresentações, a atriz usa recursos visuais, como fantoches e fantasias, que também podem ser feitos em casa. O canal ainda tem vídeos da série Aprenda a Fazer, com o passo a passo para recriar os cenários e outros elementos das histórias. Disponível no canal Varal de Histórias. Livre.

Quarentena de Histórias

Iniciativa da atriz e diretora de teatro Carla Candiotto, o projeto de contação de histórias online prevê o lançamento de dez vídeos com narrativas infantis. As leituras são feitas diariamente, às 18h30, por atores da Cia. de Teatro de Jundiaí, acompanhados de um convidado especial. Os vídeos apresentam para os pequenos obras como "A Revolução dos Bichos", de George Orwel e "Era uma Vez um Tirano", de Ana Maria Machado. Disponível no canal da Prefeitura de Jundiaí e no site cultura.jundiai.sp.gov.br.

Quintal da Cultura

Os personagens do programa de televisão, que vai ao ar na TV Cultura, apresentam vlogs (blog em formato de vídeo) no YouTube. No canal virtual, com mais de um milhão de inscritos, Ludovido, Doroteia, Ofélia e Osório apresentam brincadeiras educativas, músicas e histórias, além de abordar temas diversos com uma linguagem lúdica. Um dos vídeos mais recentes do canal é uma edição especial do Vlog da Dorô com cinco minutos de informações e dicas para os pequenos se prevenirem contra o coronavírus. Disponível no canal do Quintal da Cultura. Livre. 

Fafá Conta Histórias

Também com a #ViralizaHistoria, Fafá faz transmissões ao vivo diárias no YouTube e Instagram em que conta histórias de livros infantis e infantojuvenis. Em cerca de 30 minutos, ela apresenta trechos de até duas obras selecionadas. Quem não pode acompanhar as versões ao vivo pode acessar os vídeos antigos, com duração média de dez minutos, nos quais a contadora apresenta de forma lúdica lendas populares, histórias clássicas e biografias de personalidades, como o escritor Machado de Assis (1839-1908) e a jogadora de futebol Marta. No Instagram @FafaConta e disponível no canal Fafá Conta. Lives: seg., qua. e sex.: 10h30. Ter. e qui.: 16h30. Livre.

Ilustrações da quarentena 

Alguns ilustradores renomados na literatura infantil se reuniram para tentar, através de sua arte, representar o momento em que estamos vivendo. A seguir, dois desses resultados:

Projeto Cores da Quarentena: http://www.blogdaletrinhas.com.br/conteudos/visualizar/Quais-sao-as-cores-da-sua-quarentena 

André Neves – Quarentenário: https://www.youtube.com/watch?v=m9AIxjJeYjQ 

Histórias para a infância

Educação Infantil: Itaú – Projeto Leia para uma criança: https://www.euleioparaumacrianca.com.br/. 

Educação Infantil e Anos Iniciais: Livros disponibilizados online pela Editora Pulo do Gato para leitura: https://issuu.com/pulodogato.

Conteúdo aberto FTD: https://conteudoaberto.ftd.com.br/category/literaturas/. 

Editora Brinque-book:  Brinque-Book Conta Histórias: https://www.youtube.com/user/brinquebook.

​4º e 5º ano Ensino Fundamental: SM Editores - download gratuito dos livros vencedores do Prêmio Barco a Vapor: http://barcoavapor.smeducacao.com.br/literatura-em-casa/.

 

*Conteúdo produzido pela equipe da Biblioteca.