A bimodalidade no ensino: entenda como vai funcionar

28/09/2020
Institucional
Investimento constante em tecnologia educacional vai proporcionar o ensino online e presencial simultâneo quando for autorizada pelo Poder Público  a retomada das atividades no Colégio

​O tempo de exceção ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, estabeleceu novos conceitos e formatos para os processos de ensino e aprendizagem. A necessidade de uma rápida adaptação para a continuidade do trabalho pedagógico, já em andamento na escola, fez com que as instituições de ensino se valessem muito dos recursos tecnológicos disponíveis em sua estrutura de trabalho, mas também oportunizou a inserção de novos processos, ampliando não só a eficiência do contato entre professores e estudantes de forma online, como também, proporcionando a realização de atividades complementares e processos avaliativos para que o calendário escolar fosse cumprido, mesmo no sistema remoto.

Quando autorizado, o retorno às atividades acontecerá na modalidade de ensino híbrido presencial e online/domiciliar, ou seja, Bimodal.

A Bimodalidade é possível pelo investimento em recursos tecnológicos que permitam a transmissão simultânea das aulas presenciais realizadas para os estudantes em sala de aula, pela plataforma online utilizada pelo Colégio, aos estudantes que por motivos especiais ou pelo sistema de rodízio semanal, estarão assistindo as aulas em suas residências, de forma remota.

O educador responsável pelo setor de tecnologias educacionais, Anderson Petry, explica que o Colégio faz investimentos constantes nessa área e que, por isso, a adaptação para a Bimodalidade foi um processo fácil de colocar em prática. O Colégio já possui 29 salas equipadas e prontas para a transmissão simultânea das aulas. Isso será possível a partir do uso de notebooks do Laboratório Móvel e também de computadores onde foram instaladas webcams com captação e transmissão de imagem Full HD. A transmissão das aulas será realizada pela plataforma onde os estudantes atualmente acompanham as lives, ou seja, através do Microsoft Teams, que possui vários recursos que proporcionam a interação entre professor e aluno.

“As câmeras dos notebooks e computadores vão estar direcionadas para a área de circulação do professor em frente ao quadro. Então, o aluno vai poder visualizar tanto a escrita, quanto a projeção dos conteúdos. O equipamento está também posicionado estrategicamente para que tenha uma boa captação da explanação do professor”, explica Anderson. Ele também observa que o Colégio possui uma excelente infraestrutura de rede de internet, o que potencializa e garante a qualidade da conexão nos espaços da escola.

As salas de aulas onde já estão instalados os equipamentos para a realização do ensino bimodal são do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Na Educação Infantil, como destaca a coordenadora pedagógica Clarissa Cáceres, os estudantes vão contar com um cronograma específico contemplando a aula com a professora titular e também com as disciplinas especializadas como Educação Física, Educação Musical e Língua Inglesa, de forma que seja possível a dinâmica de aulas bimodal. “Tudo está sendo planejado com muito cuidado e carinho para que possamos, de forma gradual, retomarmos nossas atividades pedagógicas presenciais acompanhando a aprendizagem e adaptação da criança nesse retorno”, explica Clarissa.

A proposta inicial para o retorno presencial é que as turmas sejam divididas em dois grupos, que irão ao Colégio em semanas alternadas, para que a ocupação das salas respeite a distância mínima de 1,5 metros. Orientações detalhadas com o cronograma completo serão compartilhadas com as famílias quando o retorno às aulas presenciais forem autorizadas pelo Poder Público Municipal, como explica o diretor Carlos Henrique Pires Sardi, no comunicado em vídeo a seguir:

O Colégio vem desde o início da pandemia, em parceria com a Estrutura Executiva dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista e com a orientação técnica do Serviço de Infectologia do Hospital São Lucas da PUCRS,  buscando adequar-se aos protocolos de segurança e prevenção ao novo Coronavírus, atendendo às necessidades dos seus educadores, estudantes e famílias, permitindo que a aprendizagem seja retomada de acordo com os padrões de segurança que o momento exige e com toda a excelência que sempre foi referência da instituição no modelo presencial.​