A inserção da letra cursiva: uma nova etapa na aprendizagem das crianças

23/10/2020
Nosso jeito de educar
Conheça as estratégias pedagógicas que vêm sendo adotadas no ambiente virtual para o desenvolvimento desse conhecimento

​É nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que a criança aprofunda a leitura, a escrita, o raciocínio e a pesquisa. Um processo em que cada passo é fundamental no desenvolvimento das habilidades cognitivas, da autoestima da criança, da interpretação crítica da sociedade através do aprendizado das palavras e do registro de suas percepções através das letras. Por isso, valorizamos cada etapa dos processos e significados construídos pelos estudantes nessa trajetória.

A inserção da letra cursiva que ocorre no percurso pedagógico do 2º ano do Ensino Fundamental constitui um importante processo nessa caminhada de aprendizados e descobertas. A letra cursiva é introduzida após o domínio do alfabeto e da letra de bastão - letrinha de fôrma – trabalhada com as crianças no 1º ano do Ensino Fundamental e exige uma maior agilidade e outras habilidades motoras da criança.

Segundo a educadora Tailize Buttenbender, o trabalho com esse estilo de escrita potencializa o movimento, a concentração, o foco e estimula a memória. “A letra cursiva melhora a coordenação motora fina, isto é, ao aprender e praticar a execução do traçado correto da letra que é própria de sua identidade, a criança também desenvolve noções de orientação espacial”, explica a educadora.

Este ano, com o ensino remoto, as dinâmicas pedagógicas de ensino e aprendizagem da letra cursiva tiveram que se reinventar. Um desafio para famílias, estudantes e educadores, mas que está sendo vivenciado através de metodologias criativas e pela sintonia e apoio mútuo entre escola e família. A professora Tailize conta que para iniciar esse conteúdo, as professoras prepararam um material especial aos estudantes, um kit recheado de afeto e motivação ao aprendizado, contendo um polígrafo (o caderno da letra cursiva), uma cartinha, e um lápis da sorte para acompanhar os estudantes nessas novas descobertas.

letra cursiva 2.png

“Assim, cada aluno recebeu um polígrafo contendo as vogais e consoantes e recursos gráficos com orientações sobre o desenho de cada letra. Enviamos para as famílias assistirem um vídeo sobre o traçado correto e solicitamos que assistam antes da aula online, onde tais orientações sobre o movimento de cada letra são retomadas”, detalha Tailize. Após essas atividades, cada estudante, junto com a família, realiza a escrita no polígrafo, onde vai exercitando e desenvolvendo a identidade do seu traçado. “A parceria das famílias tem sido fundamental, pois notamos que os alunos estão muito empenhados com as aulas e quando apresentamos novas letras sentimos o quanto as crianças e as famílias estão confiantes e aprimorando-se em um traçado legível e pessoal.”

Dessa forma, os desafios têm sido vivenciados com o uso da tecnologia a favor do aprendizado, explorando inovadoras, afetivas e lúdicas estratégias para motivar o estudante nessa fase do desenvolvimento da sua escrita. “Apesar dos desafios, tenho certeza que esse movimento vai marcar a vida de nossos estudantes, inspirá-los a escreverem muitas histórias e a registrarem suas percepções, sonhos e ideias em um texto apropriado e aprendido com muito amor, vivências, criatividade, magia e aventuras.", finaliza a professora.

Clique e saiba mais sobre os diferenciais do Colégio nos Anos Iniciais.