Anos Iniciais terão ampliação da carga horária curricular a partir de 2022

18/10/2021
Educação
Alterações curriculares proporcionam o aumento para 22h na carga horária semanal de 1º ao 5º ano, ampliando o aprendizado da Língua Inglesa com programa diferenciado de ensino.

​​​​+Anos Iniciais Marista: Mais te​mpo de aprender, mais tempo de conviver​

Os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio iniciarão o ano letivo de 2022 com novos e importantes desafios na sua caminhada acadêmica e formação integral. A carga horária de cada ano será ampliada passando para 22h semanais. Neste contexto, o objetivo é oportunizar maior tempo de aprendizado e prática da Língua Inglesa (passando a incrementar o currículo com 3h/aula semanais), além de outras atividades de aprofundamento de conhecimentos para os estudantes.

A mudança complementa o currículo dos Anos Iniciais do Colégio, fortalecendo uma proposta já diferenciada para este nível de ensino, baseada em Metodologias Ativas, Iniciação Científica, Protagonismo Juvenil, Formação Humano-Cristã e Incentivo ao Esporte.

A formação integral nos Anos Iniciais

A coordenadora pedagógica, Clarissa Caceres, destaca que além da preparação do estudante para os desafios e exigências futuras da universidade, do mercado de trabalho e das relações sociais cada vez mais globalizadas, o aprendizado de uma língua estrangeira reforça as competências na própria língua materna e contribui no desenvolvimento comunicativo, emocional e cognitivo das crianças nas diferentes áreas do conhecimento. “A capacidade de falar duas ou mais línguas melhora o raciocínio e as habilidades de pensamento criativo, fortalece a confiança do estudante, potencializa o aprendizado de outros conteúdos", explica.

Para Clarissa, o aprendizado da língua estrangeira desde os primeiros anos da vida escolar também amplia o desempenho acadêmico, as habilidades na resolução de problemas, a compreensão sobre a diversidade cultural, além de “também desenvolver a sensibilização para as questões globais, incluindo as relacionadas ao ambiente e à sustentabilidade." Por isso, a inserção qualificada e interdisciplinar no currículo escolar da língua estrangeira é fundamental quando nos propomos a formar cidadãos preparados em múltiplas dimensões para viver em comunidade e fazer a diferença na sociedade.

Esta qualificação no ensino da língua perpassa, então, conforme destaca a orientadora educacional do Colégio, Janaína de Quadros, uma maior convivência cultural com o novo idioma: “Enquanto uma criança convive diariamente com pessoas que falam sua língua materna, ela irá desenvolver a fala desta língua naturalmente. Porém, para que uma criança aprenda a se comunicar em uma língua estrangeira, é necessário que ela seja regularmente exposta a essa língua", explica Janaína. Desta forma, com a ampliação da carga horária de Língua Inglesa, buscamos proporcionar aos nossos estudantes uma prática de ensino ainda mais voltada a potencializar seu desempenho de forma integral, tanto na expressão oral e escrita da Língua, quanto em suas relações interculturais.

Para dinamizar este trabalho, os estudantes terão como ferramenta um material didático especialmente elaborado para cada faixa etária, o qual será ofertado às turmas pelo Colégio, dentro do valor da mensalidade de cada ano/série.

O programa objetiva expor os alunos a diferentes conceitos culturais, melhorar as competências linguísticas, motivar os estudantes no aprendizado da língua estrangeira através de metodologias ativas que valorizam o protagonismo do aluno.

Na prática, o que vai mudar

Carga horária I A nova carga horária do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental para 2022 será de 22h semanais, ou seja, aumentará 3h em relação a atual proposta curricular, mudança centrada na oferta diferenciada do aprendizado da Língua Inglesa.

Objetivo I O objetivo da mudança é potenciar as competências acadêmicas e habilidades cognitivas, culturais e linguísticas dos estudantes na Língua Estrangeira, desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio, entendendo, a partir da Matriz Curricular de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Brasil Marista, a importância do desenvolvimento de tais conhecimentos para a formação integral dos estudantes, preparação para o futuro e construção de seus projetos de vida.

Horários de aula I Para contemplar as mudanças, os horários de aula dos estudantes do 1º ao 5º ano EF, serão:

Para as turmas do turno da manhã: das 7h30 às 12h10

Intervalo: 9h35 às 10h