Navegar para Cima

Notícias

Anos Iniciais terão ampliação da carga horária curricular a partir de 2022

18/10/2021
Educação
Alterações curriculares proporcionam o aumento para 22h na carga horária semanal de 1º ao 5º ano, ampliando o aprendizado da Língua Inglesa com programa diferenciado de ensino.

​​​​+Anos Iniciais Marista: Mais te​mpo de aprender, mais tempo de conviver​

Os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio iniciarão o ano letivo de 2022 com novos e importantes desafios na sua caminhada acadêmica e formação integral. A carga horária de cada ano será ampliada passando para 22h semanais. Neste contexto, o objetivo é oportunizar maior tempo de aprendizado e prática da Língua Inglesa (passando a incrementar o currículo com 3h/aula semanais), além de outras atividades de aprofundamento de conhecimentos para os estudantes.

“A educação é dinâmica e precisa estar sempre conectada às necessidades das nossas crianças e jovens para fazer sentido e ter significado na sua formação. Por isso, atentos a este cenário, planejamos esta mudança, a partir do trabalho de uma equipe multidisciplinar, e acreditamos que vai ser um diferencial importante em nossa proposta educativa", destaca o diretor Carlos Sardi. Segundo ele, a mudança complementa o currículo dos Anos Iniciais do Colégio, fortalecendo uma proposta já diferenciada para este nível de ensino, baseada em Metodologias Ativas, Iniciação Científica, Protagonismo Juvenil, Formação Humano-Cristã e Incentivo ao Esporte.

A formação integral nos Anos Iniciais

A coordenadora pedagógica, Clarissa Caceres, destaca que além da preparação do estudante para os desafios e exigências futuras da universidade, do mercado de trabalho e das relações sociais cada vez mais globalizadas, o aprendizado de uma língua estrangeira reforça as competências na própria língua materna e contribui no desenvolvimento comunicativo, emocional e cognitivo das crianças nas diferentes áreas do conhecimento. “A capacidade de falar duas ou mais línguas melhora o raciocínio e as habilidades de pensamento criativo, fortalece a confiança do estudante, potencializa o aprendizado de outros conteúdos", explica.

Para Clarissa, o aprendizado da língua estrangeira desde os primeiros anos da vida escolar também amplia o desempenho acadêmico, as habilidades na resolução de problemas, a compreensão sobre a diversidade cultural, além de “também desenvolver a sensibilização para as questões globais, incluindo as relacionadas ao ambiente e à sustentabilidade." Por isso, a inserção qualificada e interdisciplinar no currículo escolar da língua estrangeira é fundamental quando nos propomos a formar cidadãos preparados em múltiplas dimensões para viver em comunidade e fazer a diferença na sociedade.

Esta qualificação no ensino da língua perpassa, então, conforme destaca a orientadora educacional do Colégio, Janaína de Quadros, uma maior convivência cultural com o novo idioma: “Enquanto uma criança convive diariamente com pessoas que falam sua língua materna, ela irá desenvolver a fala desta língua naturalmente. Porém, para que uma criança aprenda a se comunicar em uma língua estrangeira, é necessário que ela seja regularmente exposta a essa língua", explica Janaína. Desta forma, com a ampliação da carga horária de Língua Inglesa, buscamos proporcionar aos nossos estudantes uma prática de ensino ainda mais voltada a potencializar seu desempenho de forma integral, tanto na expressão oral e escrita da Língua, quanto em suas relações interculturais.

Para dinamizar este trabalho, os estudantes terão como ferramenta um material didático especialmente elaborado para cada faixa etária, o qual será ofertado às turmas pelo Colégio, dentro do valor da mensalidade de cada ano/série.

O programa objetiva expor os alunos a diferentes conceitos culturais, melhorar as competências linguísticas, motivar os estudantes no aprendizado da língua estrangeira através de metodologias ativas que valorizam o protagonismo do aluno.

Na prática, o que vai mudar

Carga horária I A nova carga horária do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental para 2022 será de 22h semanais, ou seja, aumentará 3h em relação a atual proposta curricular, mudança centrada na oferta diferenciada do aprendizado da Língua Inglesa.

Objetivo I O objetivo da mudança é potenciar as competências acadêmicas e habilidades cognitivas, culturais e linguísticas dos estudantes na Língua Estrangeira, desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio, entendendo, a partir da Matriz Curricular de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Brasil Marista, a importância do desenvolvimento de tais conhecimentos para a formação integral dos estudantes, preparação para o futuro e construção de seus projetos de vida.  

Horários de aula I Para contemplar as mudanças, os horários de aula dos estudantes do 1º ao 5º ano EF, passarão a ser, a partir do próximo ano:

Para as turmas do turno da manhã: das 7h30 às 12h10

Intervalo: 9h35 às 10h

Para as turmas do turno da tarde: das 13h30 às 18h15

Intervalo:

1º ano I 14h50 às 15h15

2º e 3º ano I 15h15 às 15h40

4º e 5º ano I 15h40 às 16h05

A apresentação da proposta para as famílias

A nova proposta curricular, baseada na ampliação da carga horária, será apresentada de forma detalhada às famílias em reuniões agendadas para o mês de novembro. Mais informações sobre estes momentos de partilha serão encaminhadas por e-mail.

Novidades para 2022

Tal inovação pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio integra outras iniciativas que estão sendo preparadas pelo Colégio em busca da qualificação contínua dos serviços educacionais proporcionados para a comunidade de Santa Maria e região. Para os Anos Finais, o Colégio terá a conclusão do processo de inserção do Sistema Marista de Educação do 6º ao 9º ano, um material didático inovador e exclusivo da Rede Marista, e no Ensino Médio, a implementação gradativa do Novo Ensino Médio com a reforma curricular determinada pela Lei 13.415/2017.​

Ficou com alguma dúvida? Contate a nossa Central de Relacionamento pelo e-mail: [email protected] ou WhatsApp: (55)996718230.

É tempo de ser marista. É tempo de ser conhecimento e inovação, aliando excelência acadêmica com uma proposta de formação integral de nossas crianças e jovens da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Vamos juntos ingressar neste novo desafio?