Navegar para Cima

Notícias

Aprendendo com (e sobre) a fotografia em tempos de distanciamento social

19/08/2020
Cultura
Confira dicas da ex-aluna Jaqueline Friedrich Petroni

Em 19 de agosto se comemora o Dia Mundial da Fotografia. A data remete à criação do daguerreótipo, antecessor das câmeras fotográficas, criado em 19 de agosto de 1839 pelo francês Louis Daguerre. Tal invenção baseou-se nos estudos de pesquisadores franceses como Joseph Nicéphore Niépce, considerado o criador da fotografia por volta de 1826, século XIX.

Segundo a etimologia da palavra, fotografia é a arte de escrever com a luz (do grego, photo=luz / grafia=escrever). Constitui um importante meio de comunicação, aprendizagem e registro histórico da sociedade, contribuindo para seu desenvolvimento cultural, social, político e econômico

A técnica de criar uma imagem por meio de uma exposição à luz fixando-a em uma superfície sensível passou por inúmeras transformações, circulando do analógico para o digital. Muitas câmeras e equipamentos fotográficos foram criados e hoje ela está acessível na palma da mão da maioria da população. Afinal, quem não gosta de fazer a popular selfie com o celular? 

Além de registrar fatos e guardar as nossas memórias afetivas ao longo da história, a prática fotográfica pode ser uma importante aliada em nosso cotidiano na quarentena, tanto para o lazer, quanto para o trabalho e os estudos domiciliares. É o que nos conta a ex-aluna, estudante de Desenho Industrial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Jaqueline Friedrich Petroni.

Jaqueline Petroni.jpeg

A Jaqueline ingressou no Colégio em 2004, na Educação Infantil, formando-se no Ensino Médio em 2017. Ela destaca que foi no Colégio que despertou o amor pela fotografia, em trabalhos realizados no componente de Arte e também em um intercâmbio para a Inglaterra vivenciado no ano de 2016. 

Na entrevista a seguir, a ex-aluna relata como a fotografia tem ajudado em sua rotina pessoal e profissional durante a quarentena e também destaca dicas para usar a técnica em trabalhos de aula e como um hobby interessante para nos desafiar a olhar a vida em nossa volta com mais amor, sensibilidade e poesia. Confira!

Aprendendo com (e sobre) a fotografia


O que a fotografia significa para ti? Como esta arte está presente na tua vida durante essa quarentena, te ajudando nesses tempos sensíveis que vivemos?

Jaqueline Friedrich Petroni I A fotografia é meu tudo, é a minha maneira de escapar, é a maneira de tentar representar um pouco da loucura criativa que é minha cabeça. É a possibilidade de eternizar momentos, histórias, criações em apenas alguns pixels que ficam guardados na galeria do nosso celular, ou em alguma pasta do computador. A fotografia chegou mesmo na minha vida em um momento delicado e me salvou, ela me fez ver o mundo em diferentes perspectivas, me fez perceber coisas que talvez não são tão observadas assim, mas que tem um resultado extremamente bonito. Nessa quarentena, ela está presente em todos os dias que se passam; costumo colocar meus fones com uma playlist que adoro, a câmera no pescoço e sair pelo condomínio onde moro e tento retratar coisas que normalmente não são vistas. O que eu mais gosto com a fotografia (e o audiovisual também) é a possibilidade de causar emoções nas outras pessoas, é tocar elas de alguma maneira. E na quarentena, durante vários dias, compartilhei com alguns amigos no Instagram algumas fotos e vídeos de onde moro, em Itaara. Tive respostas como "me trouxe paz", "me deixou feliz", "me acalmou nesses dias difíceis", e ter a possibilidade de compartilhar algo que nos dias de hoje está meio difícil de compartilhar ao vivo, me fizeram perceber ainda mais como uma simples fotografia ou um vídeo podem mudar o dia de uma pessoa de maneira surreal, além de trazer uma felicidade que não tem explicação. E é esse poder da fotografia que faz com que eu me apaixone a cada dia mais por essa arte.

Matéria Fotografia 2.JPG

Quais técnicas você poderia compartilhar para “amadores” que estão buscando qualificar as fotos que fazem no dia a dia? 

​Jaqueline Petroni I Se tiver a oportunidade, trabalhar com luz natural é um diferencial. A iluminação da imagem é o ponto principal de toda a composição. É incrível o resultado que você pode conseguir com uma iluminação diferente. E, se a iluminação natural não for possível, existem outras maneiras de conseguir uma iluminação diferenciada em casa. Podemos usar uma lanterna, um abajur, uma luminária e trabalhar a direção delas (como por exemplo colocar a luz da lanterna de maneira frontal, lateral, por baixo, por cima, ou até mesmo por trás). Para trabalhar com luz colorida, basta colocar um papel celofane colorido (na cor que desejar) na frente da luz utilizada. Para enquadramento, podemos utilizar a regra dos terços, que é quando você utiliza o "jogo da velha" na câmera, e tenta enquadrar o objeto principal nos pontos de cruzamento das linhas. Eu, particularmente, não utilizo. Gosto de procurar diferentes enquadramentos, gosto de explorar as possibilidades que a lente da câmera traz, e assim encontrar o meu olhar perante a fotografia. O segredo da fotografia é explorar, não existe uma técnica exata para a foto perfeita, mas existem maneiras que ajudam a trabalhar o olhar de cada um. Gosto de dizer que fotografia não é "luz, câmera, ação" mas sim "luz, enquadramento, criação".

Quais aplicativos você sugere para manipulação de imagem?

Jaqueline Petroni I Para computador sugiro o PhotoScape, e se alguém quiser experimentar algo mais profissional, sugiro os aplicativos da Adobe, tais como Photoshop, Lightroom e Illustrator. Já para celular e tablets, indico o Lightroom Mobile, PicsArt, RookieCam, VSCO, e para aqueles que possuem algum dispositivo IOS, o Photofox é um aplicativo muito bom para manipulação de imagem.

Qual a sua dica de bancos de imagens gratuitos, para usar em trabalhos de aula, por exemplo?

Jaqueline Petroni I Pixabay, Freepik e Pexels são os nomes mais conhecidos, mas acho o Unsplash uma alternativa melhor ainda pela qualidade e diversidade de fotos que ele oferece.

Matéria Fotografia.jpg

Como você acha que a fotografia pode nos ajudar a estudar e a criar momentos de leveza e lazer nesse período em que estamos mais em casa?

Jaqueline Petroni I Acho que durante a quarentena muitas pessoas vão acabar percebendo o poder da fotografia. E acredito que esse seja um período onde podemos retratar coisas inusitadas, coisas que antes não eram normais. É um tempo onde muitas pessoas estão descobrindo novas habilidades, estão percebendo as aptidões que elas têm. Alguns podem estar cozinhando mais, alguns podem estar criando conteúdo para a internet, e outros podem ter até optado pelo artesanato. Está sendo uma época de descobrirmos mais sobre nós mesmos, e a fotografia pode estar presente em todos esses momentos. Você pode cozinhar e compartilhar uma foto do resultado final nas redes sociais. Você pode estar trabalhando com conteúdos como moda e marketing, e a fotografia é uma maneira ótima de atingir e interagir com o público. Você pode estar criando novas coisas e querer compartilhar o processo com os outros nas redes. Acho que nesses tempos, a fotografia e o audiovisual são as maneiras essenciais de nos deixar mais conectados e unidos.

Matéria Fotografia 3.JPG

​Conta pra gente nos comentários o que você achou dessas dicas. Tem alguma sugestão? Compartilha também!

Créditos das fotos da matéria: Jaqueline Friedrich Petronii