O protagonismo infantil na construção da aprendizagem: uma investigação sobre os animais de jardim

19/05/2021
Nosso jeito de educar
Em atividade que conciliou teoria e prática a partir da curiosidade das crianças, os estudantes do Nível 3 da Educação Infantil vivenciaram a transformação da lagarta em borboleta através de metodologias lúdicas e afetivas

​​​Durante abril e maio deste ano, os estudantes do Nível 3 da Educação Infantil do Colégio desenvolveram uma atividade pedagógica inovadora, criativa e lúdica: acompanharam, passo a passo, o ciclo de vida e transformação das lagartas em borboletas. Com objetivo de motivar o protagonismo infantil a partir da curiosidade demonstrada pelas crianças no tema trabalhado em aula, a iniciativa pedagógica conciliou os conteúdos teóricos com a observação da metamorfose na prática. Para isso, os conteúdos foram trabalhados criativamente no desenvolvimento da consciência ecológica das crianças e no aprendizado sobre os animais que vivem em jardins, discutindo sobre a classe que pertencem, habitatanatomia, comparando também com as características do corpo humano.

​​​projeto bichinhos de jardim - 7.jpeg

(Na foto, as estudantes estão próximas,  pois se tratam de crianças da mesma família.)

O projeto iniciou com a leitura coletiva da história O Segredo da Lagartixa, livro escrito por Lecticia Dansa, cujos protagonistas são bichinhos de jardim. Motivadas por esta aventura literária, emergiu entre as crianças a curiosidade de investigar com mais detalhes científicos os répteis, anfíbios e insetos que moram nos jardins de suas casas e do Colégio. A partir desta inspiração e desejo dos estudantes, as educadoras responsáveis conduziram as turmas neste processo de aprendizagem e construção de conhecimentos através de pesquisas teóricas e práticas. Tal jornada pedagógica foi reconfigurada e ressignificada conforme vivências, curiosidades e investigações dos estudantes, o que caracteriza o Protagonismo Infantil, um dos diferenciais da proposta pedagógica da Educação Infantil do Colégio, na qual as crianças são autoras principais, construtoras e o âmago do processo de aprendizagem.

O primeiro passo desta experimentação iniciou com a pesquisa sobre o personagem principal da história que os estudantes haviam lido, a lagartixa. Neste ponto, as crianças aprofundaram seus conhecimentos sobre este réptil, suas características físicas e biológicas, hábitos e papel no ecossistema terrestre. Depois da lagartixa, o objeto empírico foram as minhocas e, em seguida, os estudantes escolheram as borboletas para protagonizarem o seu processo investigativo. Foi, então, neste movimento dinâmico e ativo de aprendizagem, vivenciada na prática através da experienciação, que as turmas mergulharam no ciclo de vida das borboletas.

projeto bichinhos de jardim - 2.JPG

Logo, para este estudo, as crianças observaram, diariamente, todo o processo de metamorfose da lagarta em borboleta. Para isso, cada turma recebeu pequenas plantas que continham ovinhos de lagarta em suas folhas, alocaram estas em um recipiente de vidro com os cuidados necessários para sobrevivência e, com a supervisão das educadoras, acompanharam a formação dos casulos e, por fim, o desabrochar das borboletas. Neste cenário, os estudantes aprenderam os tipos de nutrientes e alimentos para cada espécie de lagarta, de acordo com as folhas nas quais elas estavam abrigadas, que, na atividade, variaram entre folha de maracujá ou couve, bem como outras informações sobre o desenvolvimento e metamorfose deste ser vivo que tanto encanta o meio ambiente. A participação das famílias neste aprendizado foi fundamental, inclusive, o fornecimento dos ovinhos e de algumas lagartas já em desenvolvimento foi realizado pela família do estudante Joaquim Kohl Ramos.

​Importante observar que o acompanhamento deste processo iniciou no ensino remoto, onde as educadoras gravavam vídeos registrando uma espécie de diário das borboletas e apresentavam às crianças nas lives pelo Microsoft Teams, e foi finalizado no contexto das aulas presenciais/ híbridas. Terminado o processo de metamorfose, os estudantes tiveram a oportunidade de soltar as borboletas na natureza, nos espaços e jardins da escola, em um momento que marcou o término dessa experiência singular de transformação e aprendizados para os estudantes.

projeto bichinhos de jardim - 3.JPGprojeto bichinhos de jardim - 4.jpeg

​Assim, tanto as casas das crianças, quanto os espaços do Colégio, se transformaram em verdadeiros Laboratórios de Aprendizagem, motivados também pela personalização dos ambientes pedagógicos, decorados com elementos que faziam parte do projeto e da investigação que realizada pelos nossos pequenos cientistas. A próxima etapa do projeto é a continuação do estudo, explorando outros animais e habitats, saindo do terrestre para mergulhar no fundo do mar. Vamos juntos continuar acompanhando esta aventura? Em breve, compartilharemos as próximas fases do estudo.

O Colégio segue comprometido com a formação integral de seus estudantes em todos os níveis de ensino. Na Educação Infantil, o Colégio desenvolve projetos pedagógicos com ênfase, sobretudo, nos seguintes pilares: AutoconhecimentoFormação do LeitorPoesia e MusicalizaçãoProtagonismo InfantilInvestigação Científica; Inserção Lúdica do Alfabeto e NúmerosEspaços Pedagógicos. Conheça mais sobre os diferenciais da Educação Infantil no Colégio acessando aqui.