Navegar para Cima

Notícias

Mais do que apenas uma profissão

15/10/2021
Educação
Confira artigo publicado por estudante do 8º ano EF em homenagem aos educadores

​​​​​​Confira a seguir, artigo publicado pela estudante Giovanna Cafaro Chequin​, do 8º ano, no jornal Diário de Santa Maria, em homenagem ao Dia do Educador. O texto contou com a orientação da professora de Produção Textual, Caroline Guerra.


Na maioria do tempo, ficamos pensando em o que gostaríamos de ser, em quais escolhas tomar e em como viver da melhor forma. Muitas vezes, esses pensamentos vêm e vão, e, sozinhos, ficamos atônitos e sem respostas. Tendo isso em vista, apesar de o nosso cérebro ter a capacidade de aprender sozinho, por meio da observação, é muito importante que tenhamos alguém nos orientando e, principalmente, apresentando-nos esse enorme mundo cheio de acontecimentos distintos e formidáveis.

Na nossa sociedade atual, bastante individualista e individualizante, é inverossímil pensar que alguém está disposto a passar o conhecimento que detém – sendo o conhecimento às vezes não tão fácil de obter –, a utilizar seu tempo para nos preparar para quaisquer rumos que nossas vidas possam tomar e a mostrar o encanto do saber viver. No entanto, no dia 15 de outubro, comemora-se o dia de um profissional que justamente vive por essas ações: o professor, esse “alguém” que dedica 200% de si para ajudar na construção dos degraus que levam cada um à sua própria realização.Infelizmente, muitos pensam que ser professor restringe-se a apenas ensinar determinada matéria para os alunos, porém é muito mais do que isso. 

Caso esse pensamento seja o seu (Caro leitor!), sua visão de mundo está muito limitada. Isso porque ser professor é ajudar o estudante a desenvolver a capacidade de refletir, de considerar o outro de forma igual, de conseguir enxergar as inúmeras possibilidades existentes, assim como de proporcionar experiências que vão além do âmbito intelectual. Resumidamente, o professor ensina o aluno a viver.Dessa forma, a aplicação dos planejamentos das grades curriculares é apenas uma das milhares de práticas cotidianas que o professor exerce. 

Por isso, devemos brindar – não só hoje, mas todos os dias – em homenagem a essas pessoas que ajudam na construção de um futuro melhor, de forma direta e indireta. Demonstre seu respeito e sua gratidão por quem merece. Mostre que os professores merecem reconhecimento, embora eles não o tenham no seu dia a dia. Mais do que nunca, lembre-se: “Sabedoria não é saber muita coisa, mas sim compartilhar esse conhecimento”.

Feliz dia dos professores a todos aqueles que se tornam amigos e cúmplices de nossas vidas.