Celebrações de Primeira Eucaristia reúnem 60 estudantes que realizaram a catequese no Colégio

24/11/2021
Formação
Caminhada de formação é oferecida pela escola aos estudantes de 5º e 6º ano EF

​​No sábado, 20/11, 60 estudantes do Colégio, de 5º e 6º anos concluíram a caminhada da Catequese na Primeira Eucaristia, em duas celebrações realizadas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Santa Maria/RS, pelo Padre Enio Rigo

Primeira Eucaristia 2021 - Imagem 2.jpeg

A Catequese é uma atividade de Formação Humano-Cristã desenvolvida pela Pastoral Escolar do Colégio na modalidade de Extraclasse, através da Eucaristia e Crisma, Sacramentos que fazem parte da cultura e vivência católica. Tais formações, autorizadas pela Arquidiocese de Santa Maria, são proporcionadas no turno inverso às aulas, pelo Colégio aos seus estudantes, e culminam com as cerimônias de Primeira Eucaristia e Crisma realizadas na Igreja junto à comunidade.

​Constituindo um diferencial na proposta educativa da In​stituição, de acordo com o Irmão Bruno Klein, o Marista Santa Maria tem em sua identidade histórica a formação dos estudantes na Catequese. Conhecido por atuar na regência do Coral Pequenos Cantores, Ir. Bruno também coordenou a Catequese no Colégio de 1966 até 1997, em turmas que chegavam a reunir mais de 100 crianças em aulas semanais. “Todos vinham na Capela e eu fazia oração diante do Santíssimo, orações à Maria, cantos, ritual da missa. Muitas orações eram cantadas.” Ele conta que no dia das Celebrações de Primeira Eucaristia e Crisma, motivava os catequisandos a fazerem muitos registros para guardarem historicamente este significativo momento da sua formação.

Ir.Bruno - matéria catequese.JPG

“Meu objetivo era que, mais tarde, quando olhassem essas lindas fotos, a felicidade se estampassem em seus rostos, que se lembrassem de como eram felizes quando eram crianças com a fé em Jesus, com os Sacramentos. Pois até hoje, mais do que adultos, encontro muitos e falam da sua Primeira Eucaristia, até fotos comigo... Para o bem da verdade: acredito, que continuam sendo bons cristãos e virtuosos cidadãos”, complementa Ir.Bruno.

Em conexão à perspectiva do Irmão, também para o atual coordenador de pastoral, Neimir Mentges, a Catequese trabalha um processo de educação para a fé, o protagonismo, a espiritualidade, valores e também a saúde emocional. “A Catequese não deve se basear em planos de aula, e sim num testemunho de vida, numa partilha constante, visando atividades evangélico-transformadoras”, explica.

Alguns dos temas tratados são: a criação do mundo e do ser humano; sua missão no mundo, o pecado e a quebra da aliança com Deus; a história do povo de Deus no Antigo Testamento e a aliança que Deus fez em diferentes momentos da história da humanidade até a aliança definitiva com a encarnação de Jesus Cristo. E o tema central da Catequese: Jesus Cristo e seu Plano de Amor.

“Oferecer a Catequese e o Crisma dentro do Colégio é muito importante para nossos estudantes e famílias, e também vai ao encontro do que o nosso fundador, São Marcelino Champagnat, sonhava e promovia para a educação de crianças e jovens”, destaca Neimir Mentges.

Saiba mais sobre os projetos de Formação Humano-Cristã do Colégio, acessando aqui.​