Navegar para Cima

Notícias

Colégio recebe prêmio Santa Maria Destaques 2019

Premiação ocorreu no dia 19/6.
24/06/2019
RECONHECIMENTO
Premiação ocorreu no dia 19/6.

​O Colégio Marista Santa Maria recebeu, na noite da quarta-feira, 19/6, o Prêmio Destaques 2019, promovido pelo Jornal Diário de Santa Maria. O Prêmio evidenciou 35 empresas, pessoas e entidades de Santa Maria, que contribuem com o desenvolvimento da cidade em diferentes segmentos. O Colégio foi destaque na categoria Educação.

O projeto Santa Maria Destaques 2019 é uma iniciativa do jornal Diário de Santa Maria em homenagem aos 161 anos de Santa Maria, comemorados no dia 17 de maio. Os nomes foram escolhidos por meio de voto popular. Cerca de 9 mil formulários e cupons foram preenchidos pela comunidade.

Para o diretor Carlos Henrique Pires Sardi, tal reconhecimento fortalece ainda mais a instituição para seguir a missão na formação acadêmica, humana e integral das crianças e jovens, sempre comprometidos com a inovação e com a excelência do ensino.

“Os sentimentos que me movem nesse momento estão baseados no orgulho em representar essa comunidade do Marista Santa Maria, que há 114 anos tenta e ousa levar adiante o sonho do nosso fundador São Marcelino Champagnat, de criar bons cristãos e virtuosos cidadãos aqui em nossa comunidade de Santa Maria. Orgulho de representar essa comunidade com mais de 150 educadores, quase 1000 famílias que hoje atendemos diariamente. Gratidão a essa comunidade que nós carregamos em nosso nome. Essa cidade de Santa Maria que nós tanto amamos e à qual temos um compromisso muito importante de levar a educação como uma forma de referência para as pessoas, criando um sentimento de união entre nós e toda a comunidade de Santa Maria", destaca Carlos. ​


Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.