Colégio adere ao projeto pioneiro do TRE-RS sobre Juventude e Democracia

19/05/2021
Comunidade
Iniciativa oferecerá a partir de agosto, aos estudantes do Ensino Médio, uma formação extracurricular, com certificação, sobre a temática.

Na tarde da terça-feira, 18/5, em uma webconferência, o Colégio oficializou convênio com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), para a participação no projeto Jovem Democracia: Próximas Gerações. A iniciativa vai proporcionar, a partir de agosto deste ano, uma formação extracurricular, via Plataforma Digital do TRE, para os estudantes do Ensino Médio sobre cidadania, eleições e democracia. A proposta foi idealizada pela Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-RS. Além do Marista Santa Maria, outras escolas gaúchas aderiram ao projeto, como o Colégio Anchieta, de Porto Alegre, e o La Salle Carmo, de Caxias do Sul.

Entre os objetivos do projeto está a preparação dos jovens ao exercício da cidadania, em suas diferentes vertentes, social, cultural, digital e política, fornecendo informações técnicas aos estudantes e auxiliando no combate à desinformação. “Em tempos com tanta circulação de notícias falsas e discursos de ódio nas redes sociais, debates como este propostos pela Justiça Eleitoral, são vitais para a construção de jovens mais críticos, engajados e comprometidos com suas comunidades", afirma o diretor do Colégio, Carlos Sardi. Para ele, a união entre as instituições de ensino e os órgãos públicos, como o TRE, é fundamental para potencializar e qualificar a formação cidadã de nossos jovens, com práticas conectadas com a realidade.

Sobre a formação

De acordo com o projeto pedagógico do curso, a formação vai ocorrer a partir da criação da disciplina Tecnologias e Eleições Democráticas, inserida no contexto curricular do Colégio, sendo uma capacitação de 8 horas. O público-alvo serão os estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Hospedado em uma plataforma digital do TRE, o curso irá explorar recursos inovadores e interativos, como a gamificação, para trabalhar conteúdos baseados nas seguintes temáticas centrais: Democracia no Brasil e no Mundo; Sistemas eleitorais e representatividade eleitoral; Eleições e Tecnologia e Ações afirmativas para promoção da igualdade na política. As escolas também poderão acoplar os créditos da capacitação em componentes curriculares que tenham pertinência temática como História e Sociologia. A organização conteúdista da disciplina será de responsabilidade da Justiça Eleitoral e terá o acompanhamento pedagógico de nossos educadores e coordenações.

Também é importante destacar que haverá certificação emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado.

Para a orientadora educacional do Colégio, Luciane Pozzobon, o projeto dialoga com a nossa proposta pedagógica, calcada na formação integral com práticas que visam educar, por meio de processos inovadores, sujeitos comprometidos com a sociedade atual e futura, segundo o carisma marista. “O projeto também dialoga com o desenvolvimento de competências da Base Nacional Comum Curricular e com os objetivos do Novo Ensino Médio, proposta que entrará em vigor em 2022", destaca Luciane.

As informações sobre o processo de inscrição à capacitação e mais detalhes sobre como ocorrerá o curso serão compartilhadas em breve com os estudantes e famílias.

​Saiba mais sobre a iniciativa, acessando aq​ui