Conheça o projeto Estuda Mais

29/09/2020
Projetos
Iniciativa proporciona atendimento pedagógico personalizado aos estudantes  em nove componentes curriculares

Realizado desde 2019 no Colégio Marista Santa Maria, o Estuda Mais é um projeto que proporciona aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio um atendimento pedagógico personalizado da equipe de educadores.

Nesse espaço de estudo, realizado no turno inverso das aulas, o estudante pode esclarecer dúvidas, complementar o conteúdo trabalhado no horário de aula regular, reforçar seus conhecimentos e habilidades em áreas que possui mais dificuldades e também dialogar com os colegas sobre seu processo de aprendizagem.

Atualmente, as aulas do Estuda Mais são totalmente online através do Microsoft Teams e ocorrem a partir de um cronograma específico para cada disciplina e nível de ensino, realizando o atendimento personalizado em nove componentes curriculares: Produção Textual, Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, História, Geografia, Ciências/Biologia, Química e Física

A educadora de Língua Inglesa e Portuguesa, Alice Moreira, explica que nas aulas do Estuda Mais trabalha os conteúdos que foram apresentados em aula, fazendo revisões, esquemas, listas de exercícios, buscando diferentes métodos que possam contribuir no aprendizado do estudante em sua individualidade. “Trabalhamos também os diversos tipos de textos, desde os gêneros textuais que estão vendo em aula até textos populares para ajudar na formação destes novos leitores, como: As crônicas de Nárnia, Harry Potter, Desventuras em Série.”

O espaço acaba também acolhendo as principais dúvidas dos estudantes. “Prezo pelo diálogo sobre as dúvidas dos alunos referentes ao conteúdo que é trabalhado em sala de aula, bem como pelo conhecimento, interpretação e escrita de vários tipos de texto, partindo da narrativa e indo de encontro aos demais”, destaca o educador Rubi Renck, responsável pela monitoria de Produção Textual.

educador estuda mais.jpg

Em tempos de pandemia e distanciamento físico, esse ambiente de diálogo acaba se tornando também um espaço para trocar dicas e referências para a vida cotidiana, não apenas acadêmicas. Rubi conta que sempre enfatiza com os estudantes que tenham o papel e a caneta como seus grandes amigos, usando essas ferramentas para desabafar, divagar, “pois de tudo pode se fazer poesia, a escrita é um universo acolhedor", afirma o professor.

A Física está entre as áreas mais desafiadoras para o aprendizado dos estudantes e também uma monitoria muito procurada no Estuda Mais. Por isso, para auxiliar os alunos, a educadora Daniela Andrighetto, busca como apoio pedagógico, imagens, vídeos e simulações computacionais que auxiliam os alunos na compreensão dos  conteúdos, além da resolução de exercícios extras. “Uma dica muito importante para o sucesso no aprendizado da Física é a compreensão do fenômeno Físico, bem como, de sua expressão matemática e a prática rotineira de exercícios”, complementa.

Além de trabalhar os conteúdos, os educadores também orientam os estudantes em sua rotina de estudos diária. Confira a seguir, algumas dicas:

• Organize seu material de estudo. Separe o material que será utilizado na aula. Faça uso dos antigos auxiliares, papel e caneta, na hora de assistir as monitorias e as aulas regulares. Assim, o estudante pode tomar nota de informações importantes que foram compartilhadas oralmente e ainda pode deixar sempre à mão para quando surgir a necessidade de conferência;

• Tenha o hábito de ler. Podem ser revistas, quadrinhos, poemas, crônicas, romances... O hábito de ler um pouquinho todos os dias ajuda muito no aprendizado de diferentes áreas do conhecimento;

• Organize seus horários de estudo. Esteja preparado e organizado no horário em que a aula está programada para começar e, talvez até, defina um horário do seu dia para revisar o conteúdo já trabalhado em aula.

• Na hora de revisar, pense em como explicaria o conteúdo para alguém mais novo. Essa tática é infalível. Para conferir se realmente compreendeu o conteúdo, tente imaginar como você o explicaria para alguém mais novo. Seria o mesmo vocabulário com o qual você aprendeu? Como faria para simplificá-lo?

Para te ajudar na rotina de estudos, confira mais dicas do Marista em Casa. A grade completa dos horários do Estuda Mais Online você confere acessando aqui.