Conheça o projeto Marista Mais+

10/06/2021
Preparação para o futuro
Projeto, que já está em sua 2ª edição, traz conteúdos e atividades exclusivas para estudantes do 3º ano do Ensino Médio Marista

​Já está no ar a 2ª edição do Marista Mais+, projeto voltado à preparação integral dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, para o Enem e Vestibulares. A iniciativa inédita contribui tanto na formação acadêmica dos terceiranistas, quanto na orientação educacional para a construção de projetos de vida dos jovens.

​Lançado em 2020, o Marista Mais+ foi estruturado em formato de série, com sete temporadas de cinco episódios cada, todas relacionadas com as quatro áreas do conhecimento exigidas pelo Enem e a redação. Além disso, o projeto também contou com lives mensais que reuniram estudantes, educadores e famílias dos Colégios da Rede Marista. Para este ano, o modelo foi mantido, agora com a criação da trilha Para além da sala de aula: olhares e cuidados no percurso até a prova, que abordará elementos para além das questões acadêmicas, protagonizada pelos Serviço de Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Pastoral Escolar.

Os princípios e as premissas do projeto se mantiveram, contudo, busca-se, nesta segunda edição, ampliar ainda mais o engajamento dos estudantes. De acordo com a assessora de matemática dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Caroline Maffi, o horário das lives foi alterado para o turno de aula. “Oportunizaremos mensalmente um momento síncrono, em horário de aula, pela plataforma Teams, para fortalecer a interação entre professores e estudantes”, relembra. Outro ponto relevante é o fato de os materiais serem elaborados de acordo com os anseios dos estudantes. “A definição dos conteúdos que serão abordados será embasada na escuta das necessidades, desejos, ideias e projetos dos jovens terceiranistas”, comenta.

Ensino complementar

Os conteúdos abordados no projeto são elaborados a partir de uma matriz de referência do Enem, bem como outros tópicos que permeiam a avaliação. Para o coordenador educacional dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Renato Capitani, o Marista Mais+ se diferencia principalmente pelos conteúdos autorais dos educadores da Rede. “O projeto reforça o conceito de comunidade, o sentimento de pertença, além de ser uma potencialização das estratégias online de preparação para o Enem e contribui com as famílias, sendo uma formação também para elas”, explica.

Como o nome indica, o Marista Mais+, é um complemento para o ensino. Ele adiciona conteúdos, de modo a ampliar o repertório dos estudantes até a realização da prova. “O projeto soma forças com o que já foi trabalhado em sala de aula na caminhada do estudante no Ensino Médio. Como os episódios são gravados e salvos, os estudantes têm a autonomia para escolher em qual momento vão interagir com o que lhe é apresentado”, esclarece o assessor de Ciências Humanas e suas Tecnologias dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Lucas Ribeiro.

Os materiais, que eram partilhados no Marista Virtual 3.0 passam a ser publicados na plataforma Sharepoint, serviço da Microsoft que permite armazenar, organizar, compartilhar e acessar informações de qualquer dispositivo de forma segura. O conteúdo ficará à disposição do estudante por meio deste link​, com acesso feito a partir do login já utilizado para acessar outros produtos da Microsoft. “Essa tecnologia proporciona novas vivências no online, bem como cria um espaço de estudo, interação e de partilhas de saberes”, relata Caroline.

Edição 2021

Com algumas mudanças realizadas, a expectativa é que o projeto continue qualificando os estudantes para o Enem. “Esperamos que, com as alterações desta edição do projeto possamos ter um espaço cocriado e vivenciado em rede. Igualmente, que contemple os estudantes de forma integral: prepare acadêmico, emocional e operacionalmente para essa importante fase”, informa Capitani.

Além de apresentar uma nova possibilidade de estudos e uso de plataformas virtuais, o Marista Mais+ pode ser um incentivo adicional para os estudantes. “O projeto auxilia e motiva a manutenção de uma rotina de estudos para a prova, unindo a outras atividades já realizadas nos próprios Colégios e fortalecendo a caminhada do estudante marista rumo à prova do Enem”, finaliza Ribeiro.

Confira abaixo o calendário das atividades do Marista Mais+:

Cronograma_Marista Mais_Segunda Edicao.pdf