Material didático com plataforma digital: conheça os diferenciais do SME

30/03/2021
Educação
Livros do Sistema Marista de Educação (SME) compõem o currículo  dos Anos Finais e Ensino Médio.

​​​Lançado em 2015, o Sistema Marista de Educação (SME) constitui um avançado e personalizado conjunto de materiais didáticos, de uso exclusivo dos estudantes e educadores maristas de todo o Brasil - Centro-Norte, Centro-Sul (Grupo Marista) e Sul-Amazônia (Rede Marista), produzido pela FTD Educação em parceria com a União Marista do Brasil (UMBRASIL). A base dos conteúdos no SME é o Projeto Educativo e as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, documentos trabalhados, a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira.

Em constante atualização, o material didático, inicialmente, era voltado aos estudantes do Ensino Médio. Em 2020, o SME incorporou o 6º e 7º ano e em 2021, o 8º e 9º ano, contemplando assim, atualmente, todas as séries dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os livros são organizados por componente curricular, de maneira trimestral. Para o Ensino Médio, o Sistema é composto dos livros de Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Arte e Literatura. Para os Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte e Ensino Religioso.

A Coordenadora Pedagógica de Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio, Carla Denise Machado Borba, destaca que um importante diferencial do material são os aceleradores de resultados, “um conjunto de materiais construídos a partir de diferentes estratégias pedagógicas, pensado de forma personalizada para potencializar os estudos e preparar os estudantes para as provas mais importantes do país." Um exemplo citado por Carla, são os Simulados Trimestrais composto de questões das quatro áreas do conhecimento.

imagem SME.jpg

Além dos livros, produzidos com base em uma metodologia que busca proporcionar uma formação em múltiplas dimensões (pessoal, social, biológica, psíquica, cultural e política) aos estudantes, o Sistema Marista de Educação, oferece uma plataforma digital com conteúdo multimídia, ferramentas interativas que auxiliam na busca de soluções educacionais de qualidade, que preparem o jovem às exigências acadêmicas e profissionais futuras.

A Marina Tunholi de Souza tem dois filhos que ingressaram no Colégio em 2020, o Renato, estudante no 8º ano do Ensino Fundamental, e o Henrique Tunholi de Souza, que cursa o 1º ano do Ensino Médio. Para ela, o material didático superou as expectativas, tanto em relação à estética, apresentação, organização e formatação do SME, quanto sobre a consistência dos conteúdos, “a clareza das habilidades que buscam ser desenvolvidas faz toda a diferença", explica. Marina complementa que acredita que o Sistema Marista de Educação promove o aprendizado, mediado por excelentes profissionais, de forma contextualizada, “permitindo a criticidade, a construção da autonomia, de valores e de saberes."

A seguir, confira outras características e benefícios pedagógicos do Sistema Marista de Educação:

A forma como os conteúdos estão organizados motiva a aprendizagem

As páginas dos livros são compostas por imagens, boxes, textos introdutórios e interativos sobre o assunto que será trabalhado no capítulo e questões dedicadas ao levantamento de conhecimentos prévios dos alunos. O material traz propostas de atividades progressivas e variadas que permitem ao estudante fazer fichamentos, resumos, mapas mentais e mapas conceituais. Além disso, textos informativos apresentados ao longo do material do estudante sobre conteúdos já vistos, proporcionam a conexão reflexiva e crítica entre as abordagens.

Desafios interdisciplinares, conectam o estudante com a realidade

Os livros das diferentes áreas do conhecimento trazem  propostas de atividades de pesquisa e investigação, desafios também relacionados à intervenção social e resolução de problemas.

Plataforma digital interativa potencializa os estudos

Um importante diferencial do SME é a Plataforma Digital, que apresenta conteúdos multimídias e livros educacionais digitais (LEDs). Tais livros trazem conteúdos enriquecidos com jogos, infográficos, vídeos, simuladores, imagens georreferenciadas, entre outros recursos interativos. A Plataforma também oferece um ambiente on-line voltado à realização de exercícios para complementar a aprendizagem através da Plataforma Iônica. Para acessar, cada estudante possui uma chave única e individual.

Materiais específicos auxiliam na preparação ​para o Enem e Vestibulares

O Sistema Marista de Educação oferece materiais complementares, tais como os aceleradores de resultados​, voltados à preparação dos estudantes para o Enem e Vestibulares. Entre eles, podemos destacar o Articulação (jornal digital que traz notícias, artigos e temáticas relevantes para a reflexão de estudantes e professores); Temas de redação (a partir de assuntos atuais e desafiadores, o material disponibiliza temas de redação e grades de correção que auxiliam o professor a atribuir notas conforme os critérios do Enem e vestibulares); Todo Enem (divididos por área do conhecimento, os livros trazem todas as questões do Enem desde 1998); Enem Comentado (material com resolução comentada da prova mais recente do Enem) e Simulados Trimestrais que auxiliam o aluno a testar seus conhecimentos e se preparar para o ingresso na universidade.

Saiba mais sobre os nossos diferenciais, acessando aqui.