A educação nos transborda

15/10/2021
É educando pessoas que transformamos o mundo inteiro

O Dia do Educador, celebrado em 15 de outubro, é especialmente dedicado a homenagear todo os profissionais que atuam em prol da educação e contribuem diariamente para que as pessoas se tornem as melhores versões de si mesmas.

Para a Rede Marista, os educadores e educadoras são todos aqueles que atuam em nossos espaços de missão, seja dentro das salas de aula nos colégios, unidades sociais e universidade, na atuação no hospital escola e no instituto, nas comunidades maristas, na área técnica, ou nos bastidores, colaborando para que cada jornada de conhecimento seja a melhor possível. Todos esses profissionais são educadores porque se comprometem a compartilhar conhecimentos, ser exemplo e transformar vidas.

A educação nos transborda

A Rede Marista é uma instituição educacional que tem sua origem calcada na audácia do jovem Marcelino Champagnat que, descontente com o modelo de educação de sua época, idealizou um projeto revolucionário que segue vivo há mais de 200 anos e hoje está presente em mais de 80 países.

Com o passar dos anos, a educação vem mudando, mas segue com o mesmo propósito de transformar sonhos. Na campanha de valorização dos educadores deste ano, a Rede Marista apresenta o mote: A educação nos transborda.

A referência se dá a partir da relevância da atuação de todos esses profissionais na vida de seus alunos. Durante o período pandêmico, a educação se fez presente por meio dos recursos virtuais, das modalidades on-line e de todo o esforço feito por educadores e educadoras que elaboraram as mais diversas estratégias para que o ensino chegasse até os seus alunos.

Os personagens da campanha são os educadores maristas, mas que representam os demais profissionais de diferentes instituições de ensino espalhados pelo mundo. Sandra Einloft é professora e decana da Escola Politécnica da PUCRS, e Rogério Peres Costa é educador da área administrativa do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar).

É com esse olhar múltiplo para a atuação dos educadores e educadoras que a Rede Marista faz a educação acontecer todos os dias. “Nossa missão como educadores e educadoras é identificar e atender as necessidades dos nossos educandos, contagiá-los com energias positivas e ser exemplo do cultivo dos valores deixados por São Marcelino Champagnat", explica Rogério.