Navegar para Cima

Notícias

Páscoa: tempo de renascer, sonhar e ousar a vida com esperança

14/04/2022
Espiritualidade
Confira mensagem escrita pelo Ir.Rodinei Siveris

​​​Páscoa, do hebraico “Pessach", significa a passagem da morte para a vida, da escravidão para a liberdade, da tristeza para a alegria, das trevas para a luz. Viver a Páscoa, é aprender a ser resiliente, superar dificuldades e cultivar a vida com sentido. Esta festa que é a mais significativa da era cristã, é uma oportunidade para fazermos juntos essa passagem, celebrando a vida e fortalecendo nossa esperança, acreditando em uma sociedade melhor. 

​A ressurreição de Jesus é o marco central do cristianismo, pois a partir desse momento, os apóstolos saem pelo mundo anunciando a boa nova anunciada e vivenciada por Jesus. A certeza da ressurreição leva os discípulos a anunciarem e a proclamarem com coragem, isto é, agem com o coração, que Jesus está vivo e o seu Espírito continua inspirando e movendo muitas vidas e marcando a nossa história.

A Páscoa é o momento ideal para quem quer recomeçar, ressignificar aspectos da vida, projetos, como também, a repensar por que estou no mundo? O que eu posso fazer para melhorar a sociedade? A minha vida tem espaço para o amor de Deus? Neste sentido, apoiar-se na ressurreição de Jesus significa acolher o amor de Deus, conforme fez Jesus, mesmo tendo que passar por momentos difíceis, pois este amor dá sentido a tudo o que vivemos.

Como Igreja, é salutar ajudar as pessoas para que possam ter, nesse mundo pós-moderno, cheio de possibilidades, uma experiência com Deus que é amor. Da mesma forma, possam viver com fé e buscar um sentido de eternidade mais profundo. É a fé que move a busca e a abertura ao outro, a sonhar com a solidariedade e a encontrar um novo sentido para a existência e a vida em grupo na comunidade e na sociedade.   

Olhando para um dos símbolos pascais, o Círio Pascal significa a presença do Ressuscitado na comunidade que se reúne para celebrar a fé, neste tempo novo, onde cantamos as glórias do Senhor, pois a vida venceu a morte e encheu a humanidade de esperança. Ele representa a luz que é Jesus, pois Ele mesmo disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue terá a luz da vida" (João 8,12). Além de simbolizar a luz, o Círio Pascal tem também o significado da oferenda, isto é, como a cera que se consome em honra a Deus, espalhando sua Luz.

Viver a Páscoa é um convite para buscar uma mudança de vida, para uma vida melhor, aprender a aceitar o sofrimento e superá-lo, é ser solidário, é acreditar na vida que vence a morte. Portanto, todos nós podemos renascer e buscar uma vida com maior plenitude e realização.  

​Uma Feliz Páscoa, feliz ressurreição, feliz renovação, um feliz acreditar que todos podemos ser melhores para ajudar outras pessoas a trilharem novos caminhos, novos sentidos para as suas vidas e com muita esperança!