Ensino Médio e a preparação para o Enem e Vestibulares

26/11/2020
Preparação para o futuro
Preparar para o futuro é uma preocupação nossa: conheça as ações voltadas para o ingresso no Ensino Superior

O Ensino Médio é um período de muitas aprendizagens e desafios. Nessa etapa da vida, os jovens fazem descobertas, passam por transformações e têm diversas dúvidas sobre o futuro. Os Colégios da Rede Marista, cientes da complexidade desse contexto, buscam entregar uma educação acadêmica de excelência e com a formação humana, sendo esses pilares importantes para que os estudantes possam pensar e criar projetos de vida, preparando-se para os próximos passos de suas vidas.

Em pesquisa realizada pela União Marista do Brasil (Umbrasil) com estudantes maristas do Ensino Médio de todo o país, os jovens reforçaram a importância de ações e espaços que já são proporcionados pelo Colégio Marista Santa Maria. Boa parte dos respondentes afirma que a escola contribui com reflexões sobre o projeto de vida. Os estudantes também percebem o colégio como um espaço para formação integral do ser, e de aprendizagem e preparação para o futuro. Um dos caminhos que os jovens podem seguir é a construção de uma carreira profissional a partir do ingresso no Ensino Superior. Para contribuir com esse processo, disponibilizamos diferentes ações preparatórias para os alunos.

Importa ainda salientar que a pesquisa “Vamos falar sobre o Ensino Médio?" teve como objetivo escutar as juventudes sobre as práticas curriculares desenvolvidas no Ensino Médio atualmente e, também, sobre suas percepções acerca da arquitetura curricular do Novo Ensino Médio, que será composto por Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. O Novo Ensino Médio será implementado no ano de 2022 nos colégios do Brasil Marista.

​Preparando para o futuro

​A fim de proporcionar um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes contam com o apoio de educadores, materiais especiais e iniciativas do Colégio Marista Santa Maria. Os conteúdos são abordados de forma interdisciplinar – utiliza-se o Sistema Marista de Educação, material exclusivo da instituição alinhado a Matriz de Referência do Enem –, Simulados Enem, plataforma com simulados online, aulões interdisciplinares, resoluções de situações-problema, sequências didáticas, práticas interdisciplinares, avaliações por área de conhecimento, Iniciação Científica, Mostra de Arte, aulas de reforço como o Estuda Mais, palestras e orientação vocacional. A diversificação metodológica contribui para o desenvolvimento integral potencializando a pluralidade de experiências para formação do jovem num mundo em constante transformação.

Renato Loureiro é estudante do 3° ano do Ensino Médio no Colégio. Ele está se preparando para ingressar no Ensino Superior. Seu foco profissional é formar-se e atuar na área de Design. "Acredito que os simulados, a qualidade dos ambientes virtuais de aprendizagem, as tecnologias educacionais utilizadas, os projetos específicos para a preparação dos estudantes como o Marista Mais +, o  Daqui pra frente só Enem, as formações online para discutir a construção de projetos de vida, estão sendo fundamentais em nossa preparação para o Enem e Vestibulares, e tem nos ajudado bastante neste período de ensino híbrido, associando o ensino presencial e remoto", destaca.

Conheça algumas das ações realizadas:

Sistema Marista de Educação (SME)

Esse sistema é uma proposta educacional direcionada ao Ensino Médio em que o conteúdo se alinha às Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista. Dessa forma, os estudantes têm acesso a um conteúdo exclusivo, incluindo materiais complementares, ambiente digital de aprendizagem, banco com temas de redação, cadernos Enem com questões dos Exames dos últimos anos por área do conhecimento (Todo Enem e Enem Comentado), materiais organizados por módulos,  conteúdos impressos e digitais, simulados, plataforma de carreiras voltada ao autoconhecimento, aceleradores de resultados com foco no Enem e no aprofundamento conceitual das áreas do conhecimento, que lhes possibilita alcançar melhores resultados nos vestibulares e no Enem.

Projeto Marista Mais+: ressignificando as ações de preparação em meio à pandemia

​O projeto foi iniciado em 2020 com o objetivo de abordar conteúdos preparatórios para o Exame Educacional do Ensino Médio (Enem), de forma totalmente online. A proposta conta com a colaboração de professores, orientadores, coordenadores que atuam no Ensino Médio da Rede Marista. O formato da atividade é um diferencial: foi estruturada no formato de série, com sete temporadas de cinco episódios cada todas relacionadas com as quatro áreas do conhecimento e a redação. Além disso, são realizadas lives mensais que reúnem estudantes, educadores e famílias dos Colégios da Rede Marista.​

Não faz parte da família marista e quer saber mais sobre o nosso Ensino Médio? Inscreva-se no site e agende um atendimento.​