Navegar para Cima

Notícias

O cultivo da espiritualidade e sua contribuição para a formação integral

22/03/2022
Espiritualidade
Prática está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos valores humanos

​​​​No cerne da educação marista, ensinada diariamente em nossos Colégios e Unidades Sociais, está a formação integral. Preparamos os estudantes e educandos para serem cidadãos exemplares, pautados pela ética, empatia e consciência e para que tenham protagonismo sobre o seu próprio conhecimento. Esse desenvolvimento baliza nossa abordagem pedagógica e remete a um itinerário que integra as diversas dimensões que constituem o indivíduo.

Dentro dessa perspectiva, está o cultivo da espiritualidade em nossos espaços de missão. “Na concepção marista, não existe uma vida integral que não considere a dimensão da espiritualidade", pontua o supervisor de pastoral das Unidades Sociais, Luís Carlos Dalla Rosa.

A espiritualidade é um dos nossos valores institucionais. Mariana e apostólica, ela é a força que dá sentido às nossas vidas e nos inspira a enxergar o mundo com esperança. O cultivo, por sua vez, visa não apenas fortalecer a dimensão de sagrado, objetiva o fortalecimento de um projeto de vida. “Nossa espiritualidade marista está vinculada à antropologia cristã, mas o seu cultivo precisa acolher outras perspectivas", reflete o supervisor de pastoral dos Colégios, Luiz Carlos Selbach. O indivíduo volta o olhar para dentro, no horizonte de existência, relacionando o passado, o presente, as convicções, as decisões e os posicionamentos éticos e morais, na busca por orientações em termos de futuro.​

No Colégio Marista Santa Maria, o cultivo da espiritualidade se dá por meio de alguns projetos como:

- Programa Formação Humano-Cristã: proporciona uma educação de valores, motivando para o cuidado do próximo e da obra de Deus, transformando quem participa em um agente transformador da realidade. Os momentos de formação são articulados em parceria com o Serviço de Orientação Educacional, e são dinamizados de acordo com a idade dos estudantes. A Educação Infantil e os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental são atendidos pelo projeto Marista Sou; os 3º e 4º anos-EF são apresentados ao projeto Marista Mais; estudantes dos 5º anos-EF ao 3º ano do Ensino Médio, além dos encontros de formação que vão acontecendo ao decorrer do ano, também participam do projeto Compartilhe.

- Pastoral Juvenil Marista (PJM): é um programa alinhado com todo o Brasil Marista, compreendido como um espaço de educação e amadurecimento na fé dos adolescentes, jovens e adultos. Possui metodologia própria que contempla o conceito sobre as juventudes e a articulação com os grupos de Jovens municipais/paroquiais.

- Programa Voluntariado: visa organizar as experiências de voluntariado, contribuindo para a formação de bons cidadãos e bons cristãos.

- Programa Ministério da Catequese: a catequese (1ª Eucaristia e Crisma) dentro de uma obra Marista deve propiciar a experiência de uma pequena comunidade, levando o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo.

- Programa Cultivo da Fé: Objetiva organizar e sistematizar orações, missas, celebrações e vivências para que educadores e estudantes possam viver efetivamente momentos intencionais e privilegiados de cultivo da fé, assim como ressignificar algumas práticas e aprofundar a Espiritualidade Apostólica Marista.

- Programa Formação de Pastoralistas: tem o intuito de capacitar os Pastoralistas perante a complexidade dos cenários, pensar processos permanentes de capacitação, aprofundar o conhecimento em conteúdos teológico-pastorais, bem como o cultivo pessoal da fé.

- Projeto Interioridade: é um convite para os estudantes voltarem o olhar para dentro de si, buscando a sua melhor energia. Esse trabalho de autoconhecimento promove o desenvolvimento do pensamento criativo, da expressão simbólica, do crescimento espiritual, da consciência corporal e da harmonização emocional.


Como testemunho do cultivo da espiritualidade em nosso Colégio, a estudante Rafaela Zorzan, animadora da PJM, nos conta como essa vivência contribui para a sua formação integral:

- A espiritualidade está presente em tudo: na natureza, no ser humano, no viver ou em um simples ato de carinho. E comigo não é diferente. O Colégio e a PJM trouxeram muito disso para a minha vida. Alguns dos valores ensinados a mim eu carrego pra minha vida, isso é uma partezinha de quem eu sou. A mística da PJM também me encantou desde a primeira vez que eu tive contato, fiquei encantada, sabe? E hoje eu tenho o orgulho de ser animadora e de me aprofundar nisso tudo. Aprendi a ser uma pessoa mais respeitosa, amar a todos e a fazer parte da construção dessa civilização do amor, aprendi que tudo bem sentir medo e que, independentemente de tudo, eu nunca vou estar sozinha. Isso me marcou, e sou extremamente grata por toda essa vivência.​