Navegar para Cima

Notícias

Estudante do Ensino Médio tem projeto finalista na Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia

17/03/2022
Iniciação Científica
Pesquisa sobre o Fósforo Ecológico está sendo desenvolvida desde 2020 e já conquistou premiações em  eventos científicos locais e nacionais

Mais uma vez o projeto Fósforo Ecológico: desenvolvendo a chama da sustentabilidade, é destaque em um evento nacional de valorização da pesquisa na Educação Básica, a 20ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (FEBRACE). O estudo é desenvolvido pela estudante Anthônia Goulart, que atualmente cursa o 2º ano do Ensino Médio, com a orientação da professora de Química, Josieli Siqueira. A pesquisa propõe a síntese de um composto químico, bem como uma embalagem mais sustentável para substituir os palitos de fósforos convencionais, cujo descarte causam significativos danos ambientais.

A educadora responsável pelo projeto explica que embora apresente um valor de aquisição maior quando comparado com o custo de uma caixa de fósforo, o kit (frasco e composto) é reaproveitável, uma vez que não há descarte dos materiais após sua utilização, reduzindo consideravelmente o acúmulo de resíduos no meio ambiente. “O custo de produção de 50 frascos contendo 100g do componente (com a higienização do frasco de esmalte e também com a adaptação do suporte) é de R$ 480,00, resultando em um custo de R$ 9,60 por kit.” Além disso, um protótipo para reabastecer o frasco após a utilização total do composto está em fase de aperfeiçoamento no contexto do projeto.​

Sobre a Febrace

De acordo com o site a Febrace é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

O projeto Fósforo Ecológico realizado no Colégio foi selecionado como finalista da edição 2022 da Febrace devido ao destaque que recebeu na Feira Brasileira de Jovens Cientistas em 2021, conquistando o 1º lugar entre os projetos da área de Ciências Exatas e da Terra. A pesquisa também foi destaque em 2020 com o 1º lugar na IV Mostra Científica Ecoinovar realizada na Universidade Federal de Santa Maria.

Para Anthônia, que participa do projeto desde 2020, quando cursava o 9º ano do Ensino Fundamental, “as atividades de iniciação científica proporcionadas pelo Colégio ampliam o aprendizado com vivências práticas de aplicação dos conceitos vistos em sala de aula”, afirma a estudante. Além de projetos nesta área, o Colégio trabalha com a pesquisa científica desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, potencializando no contexto de formação dos estudantes a importância de vivenciar o conhecimento na prática, através da pesquisa, do pensamento crítico, da investigação, do protagonismo do jovem na busca de melhorias para a comunidade.

A Mostra Virtual dos trabalhos finalistas na Febrace ocorre entre os dias 14 a 26 de março. Para acessar a pesquisa do Colégio participante clique aqui. No total, 497 projetos científicos, desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todo o Brasil, estão sendo exibidos na Mostra.

Entre as premiações que o projeto Fósforo Ecológico está concorrendo é a participação no Prêmio Votação Popular. Para isso, precisa alcançar o maior número de visualizações no vídeo do projeto. Para apoiar a pesquisa, assista a seguir:

 

Mais informações serão publicadas em breve aqui no site.

É tempo de ser Ensino Médio Marista!​