Navegar para Cima

Notícias

Estudantes do Novo Ensino Médio produzem Jogo de Tabuleiro em homenagem ao aniversário de Santa Maria

13/05/2022
Projetos
Jogo trabalha os principais pontos turísticos da cidade e objetiva promover o conhecimento sobre a história e a cultura local de forma lúdica

​​​​​​​Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria produziram um Jogo de Tabuleiro sobre os principais pontos turísticos de Santa Maria. O objetivo é promover o conhecimento sobre a história e a cultura local, de forma lúdica, e homenagear a cidade que completa, no próximo dia 17 de maio, 164 anos. A ideia faz parte do projeto Santa Maria: em nosso nome, em nosso coração, desenvolvido anualmente pelo Colégio. Na edição deste ano, o convite do projeto também foi estendido à Unidade Social, Escola Marista Santa Marta, que envolveu os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental na produção de uma edição do Jogo com o tema História de Santa Maria. Um exemplar completo do Jogo de Tabuleiro foi entregue hoje, 13/5, pelos líderes de turma ao Poder Público Municipal através da Secretaria de Turismo, que irá disponibilizá-lo também no site Santa Maria + Turismo. Além da entrega simbólica de alguns exemplares, também convidamos a comunidade local para esta experiência, através do download gratuito dos arquivos para impressão do jogo (no final da matéria).

entrega secretaria de turismo - jogando.JPG

​Jogo de Tabuleiro: Pontos Turísticos

O trabalho foi desenvolvido com o apoio dos educadores do componente curricular de Geografia, e destaca, em cada detalhe do desafio, a identidade santa-mariense. O Jogo de Tabuleiro motiva os jogadores a realizarem uma viagem de locomotiva por 15 locais, como a Vila Belga, a Universidade Federal de Santa Maria, o Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, a Estrada do Perau, o Parque Itaimbé, entre outros. O objetivo principal é visitar mais pontos turísticos que o adversário, o primeiro que chegar a 10 pontos vence a partida. A estética do jogo é composta por trilhos de trem que têm ao fundo os morros típicos da natureza local. Neste cenário estão distribuídos os locais a serem visitados e também vários comandos que dão a dinâmica de movimentação para o tabuleiro. As peças foram​ produzidas na impressora 3D do Colégio. Segundo a estudante Joana Vontobel foram realizados momentos de pesquisa e planejamento pelas turmas e a partir destas ideias o jogo foi construído.

pesquisas para o jogo.JPG

estudantes jogando.jpeg







“A atividade dialoga com o currículo do Novo Ensino Médio Marista. Implementado este ano, a proposta pedagógica busca trabalhar os conteúdos das quatro áreas do conhecimento através de uma metodologia que potencializa o protagonismo, a criatividade e a inovação, voltada para a aplicação prática dos conteúdos, envolvendo o estudante em uma reflexão crítica e propositiva sobre a realidade na qual está inserido", explica a professora de Geografia, Luciani Vargas, que acompanhou o desenvolvimento da proposta. Para ela, este movimento pedagógico contribui na formação integral do jovem e repercute na construção de um projeto de vida comprometido com o desenvolvimento da sociedade.

jogo - tabuleiro - marista santa maria-rs.png 

O jogo criado pelos estudantes traz regras para os participantes se envolverem no desafio, mas o principal propósito não é o resultado final, mas sim envolver os jogadores em um momento de conhecimento e reflexão sobre os espaços que protagonizam o município de Santa Maria, contam a sua história, a sua identidade, promovendo os sentimentos de pertencimento e afeto, bem como cidadania e responsabilidade. É por isso que o Jogo de Tabuleiro está em constante desenvolvimento, acolhendo sugestões dos usuários, e também proporcionando uma ponte para o envio ao Poder Público Municipal de sugestões para a melhoria e valorização dos pontos turísticos destacados no Jogo. Uma ideia futura é construir mais edições destacando outros espaços da cidade.

“Desejamos que este material possa motivar memórias afetivas nas famílias, potencializar também o sentimento de pertencimento e vínculo com a cidade, uma vez que temos estudantes que vêm à Santa Maria para estudar mas não residem no município e assim se envolveram e conheceram mais sobre o coração do nosso Estado. Além disso, como vamos disponibilizar os arquivos do jogo em nosso site, para serem baixados e impressos, acreditamos que servirá como um subsídio para estudantes de outras escolas estudarem a cultura e a história da nossa cidade", complementa a diretora do Colégio, Maria Angela Baldi.

jogo completo.jpegjogo embalado para a entrega simbólica.jpeg

jogo embalado para a entrega simbólica.jpeg

A iniciativa faz parte do projeto Santa Maria: em nosso nome, em nosso coração, realizado pelo Colégio desde 2016, que busca envolver os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de ex-alunos, em produções que celebram a história do município e da comunidade que acolheu a Instituição Marista desde 1905 em sua trajetória de  educação e formação integral de gerações de santa-marienses. Para recordar, em 2021, os estudantes dos Anos Iniciais do Colégio, com apoio das educadoras de Arte, produziram quadros em homenagem aos profissionais que foram protagonistas no combate à pandemia, obras que foram distribuídas em instituições públicas e privadas, como em hospitais da cidade.

​Jogo de Tabuleiro: História de Santa Maria

Este ano, o convite motivado pelo projeto, se estendeu também para os estudantes da Escola Marista Santa Marta, Unidade Social Marista do bairro Nova Santa Marta, que atende, gratuitamente, cerca de 1000 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Desta forma, além do Jogo de Tabuleiro sobre os pontos turísticos de Santa Maria, produzido pelos jovens do Novo Ensino Médio do Colégio, o projeto resultou em outra edição do jogo, produzida pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, com o apoio dos educadores de História, que aborda de forma interativa o percurso histórico da cidade desde a sua fundação emm 1797.

As duas edições completas dos Jogos de Tabuleiro em homenagem aos 164 anos do aniversário de Santa Maria podem ser baixadas nos links a seguir.


JOGO DE TABULEIRO PA​RA DOWNLOAD

​EDIÇÃO - PONTOS TURÍSTICOS

Jogo de Tabuleiro - Pontos Turísticos - 164 anos de SM.pdf

Sugestão de impressão: formato A3, folha 180g ou gramatura superior

Carta de Orientações - Jogo de Tabuleiro - Pontos Turísticos - 164 anos de SM.pdf

Sugestão de impressão: formato A4, folha 180g, frente e verso

Peças de movimentação e marcação - Jogo de Tabuleiro - 164 anos de SM.pdf

Sugestão de impressão: no Colégio, a impressão foi realizada na impressora 3D, mas as peças podem ser produzidas também em folha simples 180g, em tamanhos pequeno​s e recortadas.

Além destes materiais, para jogar será preciso também um dado.

EDIÇÃO - HISTÓRIA DE SANTA MARIA

Os arquivos estarão disponíveis em breve.

É com esta iniciativa que parabenizamos a nossa cidade pelos 164 anos. 

Santa Maria: em nosso nome, em nosso coração!