Navegar para Cima

Notícias

Estudantes entram em cena no Maristas em Arte

Evento ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho.
19/06/2019
Cultura
Evento ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho.

​​​​O Colégio realiza há 16 anos o Projeto MArte (Maristas em Arte), onde estudantes do 1º ano do Ensino Médio desenvolvem peças teatrais a partir de uma sequência didática da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

A culminância desta sequência didática são as apresentações para a comunidade educativa.  Durante as apresentações, uma comissão julgadora avalia as produções, pontuando cada item com notas que compõe o resultado final e premiação.

Em 2017, o Maristas em Arte foi Ouro no Prêmio Inovação em Educação, Categoria Área Fim do Sindicato do Ensino Privado Gaúcho, em que concorreu com vários cases desenvolvidos por escolas do Rio Grande do Sul.

A edição desse ano ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho, no Salão de Eventos do Colégio. 

PROGRAMAÇÃO

DIA 26/6 | 19h                                                                   

1º Grupo - Dois é demais (101) 

Sinopse: Peça inspirada no poema Enjoadinha de Vinicius de Moraes. Narra a história de uma família com muitas brigas onde os filhos não dão valor para mãe, eles estão em uma fase de rebeldia, e a relação entre os pais separados não é boa (preferem o pai). Até que a mãe foge de casa e eles percebem o quanto ela é importante, assim, descobrem o valor que ela realmente tem, e a relação entre a família melhora.​

Direção: Rafaela Lovato.                               

2º Grupo - Sentimento de vingança (102)           

Sinopse: Peça baseada na poesia Juca pirama de Gonçalves Dias. Foi depois daquela despedida e da notícia que traumatizou sua mãe que nasceu o desejo de vingança. Seguindo os passos do pai, Alice aceita todos os desafios propostos e consegue comandar uma das maiores operações empreendidas no Rio de Janeiro.​

Direção: Vinícius Züge.                  

3º Grupo - Timidez (102)

Sinopse: Peça inspirada na poesia Timidez de Cecilia Meireles. Túlio é completamente apaixonado por Valentina, sua amiga, mas nunca conseguiu dizer isto a ela, pois é muito tímido. Ele fará tudo para conseguir conquistá-la.

Direção: João Augusto Fischer Wilges. 

DIA 27/6 | 19h        

1º Grupo - Um tapa de luva (102)

Sinopse: Peça baseada na poesia José de Carlos Drummond de Andrade​. José, um homem muito rico, que desprezava as pessoas e acaba perdendo tudo em uma aposta. Mas com a ajuda de sua secretária consegue se redimir e se erguer novamente na vida.

Direção: Luisa Garbosa.

2º Grupo - A mulher que passa (101)        

Sinopse: Peça baseada na poesia A mulher que passa de Carlos Drummond de Andrade. ​Um homem solitário e amargurado pelo tempo, resolve consultar-se em um psicólogo para uma breve avaliação e acaba relembrando de uma paixão antiga que teve uma vez, que fez ele sentir-se vivo. A maior parte da peça relata o flashback do encontro deles e a mágoa de José por tê-la deixado partir, até que quando volta a cena de novo para o psicólogo e quando ele sai do consultório tem uma surpresa.​

Direção: Juliana Lozza.


3º Grupo - A rosa do povo (101)        

Sinopse: Peça baseada na poesia A flor e a náusea de Carlos Drummond de Andrade. Durante a ditadura militar no Brasil, Julia perdeu seu irmão tragicamente e desde então tem, dentro de si, uma vontade adormecida de mudar as coisas em seu redor. Rosa, uma menina misteriosa entra na vida de Julia com desejo de ajudá-la. Junto de seu amigo e com o incentivo de Rosa, Julia luta contra o medo que sua família carrega de perder outro filho e contra a opressão que vive constantemente para mudar a realidade do país, como seu irmão desejava.​

Direção: Ana Clara Valadão​.

DIA 28/6 | 19h                                                                    

Premiação. 


Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.​