Estudantes realizam simulados nos dias 11 e 12/6

07/06/2021
Preparação para o futuro
Atividade envolverá discentes dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio

​Nos próximos dias 11 e 12/6, os estudantes do 6º ao 9º ano e Ensino Médio irão realizar provas on-line para avaliar suas habilidades e competências nas quatro áreas do conhecimento. A avaliação é feita a partir de uma parceria da FTD Educação, com a plataforma Estuda.com

Para os Anos Finais do Ensino Fundamental, esta é a primeira vez que o Simulado ocorre. Nesse momento serão avaliadas as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de questões curriculares específicas e uma proposta de redação. A avaliação voltada para o Ensino Médio trará assuntos presentes na matriz curricular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os simulados constituem aceleradores de resultados que buscam proporcionar aos estudantes a preparação contínua para o ingresso no ensino superior. Os testes, além de motivarem o estudo, a revisão e a apropriação dos conteúdos, proporcionam um exercício acadêmico e emocional de aproximação à linguagem da prova do Enem, uma vez que são organizados no mesmo formato do exame.

Esse momento, para os estudantes, oportuniza simular a experiência de uma avaliação em larga escala, assim como observar o que têm desenvolvido ao longo de sua trajetória escolar. Com os resultados, podemos acompanhar o desenvolvimento das habilidades previstas em cada etapa de ensino e aprimorar cada vez mais nossa entrega.

Para a ex-aluna que formou-se no 3º ano do Ensino Médio em 2020, Júlia Tarragô, os simulados contribuem em diferentes aspectos para a preparação do estudante. “Eu estudei no Colégio desde 2007 e sinto que a escola foi essencial em me preparar para exames como o Enem e Vestibulares, sobretudo na forma de provas, como o SIMA, e outros simulados que ajudam, inclusive, na preparação psicológica para a realização de provas longas", destaca. Atualmente, Júlia cursa Direito na Universidade Federal de Santa Maria e foi aprovada em quatro processos seletivos para o ensino superior.

Também é importante destacar que devido à pandemia do novo coronavírus, em 2021, o formato de aplicação, bem como a avaliação do resultado dos simulados foi adequado para a realidade do desenvolvimento on-line de atividades pedagógicas e avaliativas.

Destacamos a importância de os estudantes participarem de forma comprometida do Simulado e do incentivo das famílias aos seus filhos, afinal esse é um aporte pedagógico que nos trará contribuições significativas. A avaliação complementará os estudos realizados em sala de aula, com devolutivas detalhadas das questões e da redação. Assim que estiverem disponíveis, os resultados serão divulgados aos estudantes.

Confira a seguir, mais detalhes sobre como serão realizadas as provas para cada nível de ensino.​

Como serão realizados os simulados

​Anos Finais I 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

As provas serão realizadas no dia 11/6, sexta-feira, das 8h às 13h. Neste dia, não haverá aulas presenciais e on-line. A atividade letiva será a realização das provas do simulado.

Para ter acesso às provas, os estudantes precisam entrar na plataforma, https://simulados.estuda.com. O usuário será disponibilizado no Marista Virtual 3.0, no componente curricular de Matemática, no tópico SIMULADO FTD. Neste mesmo espaço, será disponibilizado um vídeo tutorial demonstrando as etapas para acesso, bem como a navegação dentro do ambiente do aluno.

Ensino Médio I 1º, 2º e 3º ano

As provas serão realizadas nos dias 11/6 (sexta-feira) e 12/6 (sábado), conforme o detalhamento a seguir:

11/6 | Sexta-feira | Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;

12/6 | Sábado | Ciências da Natureza e Matemática.

Da mesma forma que ocorrerá com o simulado dos Anos Finais, nestes dias, não haverá aula presencial ou on-line. A atividade desses dias será a realização das provas do Simulado II.

Para ter acesso às provas, os estudantes precisam entrar na plataforma, https://simulados.estuda.com. O usuário será disponibilizado no Marista Virtual 3.0, no componente curricular de Matemática, no tópico SIMULADO FTD. OBS: os dados de acesso serão os mesmos utilizados no primeiro simulado (usuário e senha). Quem realizou a alteração de senha, deve utilizar a nova senha para acesso ao ambiente. Se necessário redefinição de senha, entrar em contato com antecedência com o setor de suporte. A liberação do resultado da prova objetiva poderá ser visualizada pelo estudante ao final de cada prova. Já o resultado final, junto com o desempenho na redação, estará disponível após 15 de julho.

Sugerimos que os estudantes acessem a plataforma com alguma antecedência, para que possam se habituar com mais tranquilidade. Em caso de dúvidas ou dificuldades no acesso, entre em contato pelo e-mail: [email protected]​​ e/ou telefone: (55)996718230.​

​KIT SIMULADO: Como mot​​ivação, o Colégio preparou um Kit Simulado para os estudantes utilizarem nas provas. O pacote será entregue no encerramento das atividades do dia 10/6, aos estudantes que encontram-se frequentando as aulas presenciais e em Drive-Thru, no dia 9/6, das 16h às 17h, para os estudantes que assistem on-line. O Drive-Thru será realizado no Embarque/Desembarque do Estacionamento pela rua Serafim Valandro.

Mais detalhes foram enviados às famílias e estudantes por e-mail.

Desejamos a todos e todas boa sorte e um ótimo desempenho nas provas!