Estudantes são destaque em Concurso Literário

15/06/2021
Educação
Cinco jovens escritores do 8º e 9º ano conquistaram prêmios no concurso realizado pelo Interact Club Dores em conjunto com a Casa do Poeta de Santa Maria

​​​Nossos estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental foram destaque no Concurso Literário realizado pelo Interact Club Dores em conjunto com a Casa do Poeta de Santa Maria, conquistando cinco prêmios em duas categorias. De acordo com o edital do Concurso, o objetivo da iniciativa é motivar os jovens no interesse pela escrita e leitura, desenvolvendo o senso crítico, a criatividade e o seu protagonismo na sociedade.

Nesta primeira edição do prêmio, na Categoria Infantil, o objetivo era elaborar através do texto narrativo uma abordagem sobre o uso consciente da água e na Categoria Juvenil, o desafio foi produzir um poema ou poesia sobre recursos hídricos e saneamento básico. “Neste exercício literário, além de refletirem sobre a temática ambiental que é tão relevante na formação cidadã das nossas crianças e jovens, os estudantes trabalharam diferentes elementos da narrativa, tipos de narrador, características e formatos dos poemas, colocando em prática a teoria vista em sala de aula sobre os gêneros textuais", conta a educadora Caroline Guerra.

Sobre as premiações

Na Categoria Infantil, o Colégio conquistou os três primeiros lugares e na Categoria Juvenil, o 2º e 3º lugar no Concurso Literário. Confira a seguir, os e as estudantes que foram premiados e os respectivos textos produzidos (para acessar os textos completos, clique no link de cada título):

Categoria Infantil:

1º: Planeta Água​ escrito por Ana Luiza C. de Moraes I Estudante do 8º ano EF

2º: Diário 2100 escrito por Matheus Siqueira Herbert I Estudante do 8º ano EF

​3º: Saber usar para não faltar escrito por Manuela Jaureguy Rossés I Estudante do 8º ano EF

️Categoria Juvenil:

2º: Água Parada, Vida Corrente escrito por Sophia Cambraia Haygert I Estudante do 9º ano EF

3º: Sustentabilidade escrito por Isabella Bellinaso Cordenonsi I Estudante do 9º ano EF

Para a Categoria Infantil, o 1º lugar terá o texto publicado no jornal Diário de Santa Maria e o 2º e 3º lugar receberão um Kit de Material Escolar. Na Categoria Juvenil, o 2º e 3º lugar, conquistados pelos jovens, serão agraciados com um Cartão Presente de uma livraria da cidade.

​Sobre as instituições promotoras do Concurso

O Interact Club Santa Maria Dores é um clube de jovens entre 12 e 18 anos, patrocinado pelo Rotary, que visa promover a liderança por meio de ações sociais.

A Casa do Poeta de Santa Maria (CAPOSM) é uma entidade sem fins lucrativos, que visa fomentar a literatura e a cultura em geral. Foi fundada em 22 de junho de 2002, completando 19 anos de fundação dia 22 de junho do corrente ano. A CAPOSM realiza diversas atividades como palestras de incentivo à leitura em escolas públicas e particulares e diversas atividades culturais.