O primeiro dia de aula é um momento singular na vida dos estudantes. Um encontro ou um reencontro com o universo da escola repleto de desafios e expectativas. É por isso, que a cada início de ano letivo, o Colégio prepara uma acolhida diferenciada aos discentes e comunidade educativa. Em 2020, a volta às aulas ocorreu no dia 13 de fevereiro para estudantes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e no dia 17 de fevereiro para os estudantes da Educação Infantil, Turno Integral Marista e Atividades Extraclasse.
As ações preparadas para acolher os estudantes buscaram proporcionar vivências relacionadas às dimensões da educação marista, surpreendendo através de espaços onde os estudantes puderam experimentar diferentes sensações e emoções. Cuidado, afeto, conhecimento, tecnologia, cultura e inovação são pilares que orientaram as atividades.
“A ideia sempre é acolher nossos estudantes, famílias e educadores com uma estratégia diferente, que marque esse início das aulas com uma mensagem positiva, uma lembrança carinhosa na história dessas crianças e jovens, motivando o afeto com a escola e os estudos no decorrer do ano", explica Carlos Sardi, Diretor do Colégio. Para ele, preparar a escola a cada novo ano letivo é um desafio que movimenta toda a equipe da Instituição, tanto nas questões de reformas estruturais, quanto no planejamento pedagógico para todos os níveis de ensino e das ações de volta às aulas.
Um itinerário para desafiar os sentidos I Volta às aulas Ensino Fundamental e Ensino Médio
O caminho iniciava na Trilha dos Sentidos. Um espaço organizado com areia, cascas de árvores, folhas secas, água gelada e som ambiente que motivava a introspecção. Dialogando com essa proposta estava a estação Hora do Relaxamento, onde educadores acolhiam os estudantes com massagem, mantras para meditação e um diálogo sobre autocuidado, saúde física e mental. Estudante do 6º ano, Fernanda Rocha explica que gostou muito dessas atividades da volta às aulas, "Tenho certeza que assim como esse dia, o ano vai ser incrível".
Se nesses espaços os estudantes eram convidados a se conectarem consigo mesmo, nas outras duas estações que fazem parte dessa jornada do primeiro dia de aula, o convite foi para mergulhar na tecnologia e refletir sobre a sua importância em nosso cotidiano. No espaço Realidade Virtual preparamos vídeos assistidos através dos óculos de realidade virtual, e na estação Cinema 6D, filmes como “Mundo Subterrâneo", “Fábrica de Chocolates", “Montanha Russa Cósmica" e “Corrida de Insetos" foram exibidos com essa tecnologia. O estudante Manuel Fagundes do 5º ano conta que se surpreendeu com o cinema 6D e os efeitos que essa tecnologia tem na exibição dos vídeos. “Quando assistimos o filme, sentimos as gotas da chuva, o vento...", explica.

Para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio também teve um happy hour realizado no final da tarde, um encontro para trocar ideias sobre o “último primeiro dia de aula", sonhos para 2020.
Mediação de histórias e experimentações I Volta às aulas Educação Infantil
Os estudantes da Educação Infantil voltaram às aulas desde o dia 17 de fevereiro, quando iniciou o período de adaptação. Nesses primeiros dias de aula foram acolhidos com mediação de histórias e experimentações como da Trilha dos Sentidos e da Realidade Virtual.
Exposição Centro de Espiritualidade e Memória Marista
Além dessas atividades, de 12 a 14/2, o Colégio recebeu a Exposição Centro de Espiritualidade e Memória Marista, uma exposição itinerante, de natureza interativa, que discute a história de mais de 200 anos do legado de São Marcelino Champagnat, fundador da trajetória marista no mundo.

Apoio: Tais ações de volta às aulas tiveram o apoio do Totem Vestibulares, Nova Derme – Farmácia de Manipulação e Universidade Franciscana (UFN).
Confira mais registros na galeria a seguir. Acolher com amor nos completa. Aprender por inteiro nos completa!