Exposição de arte: Entre páginas, fábulas e palavras

21/05/2021
Cultura
Mostra ocorre entre os dias 24 e 28 de maio na portaria interna do Colégio,  com acesso pela Rua Floriano Peixoto.

​​Durante os dias 24 e 28 de maio, ocorre, aqui no Colégio, a Exposição de Arte “Entre páginas, fábulas e palavras: literatura e arte a partir do Ensino Remoto", que tem a curadoria da educadora e artista Ana Cláudia Barin e dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. A exposição traz uma proposta interativa, a partir do acesso das criações audiovisuais dos jovens artistas pela tecnologia do QRcode e poderá ser conferida no espaço da portaria interna do Colégio, pela Rua Floriano Peixoto. "Explorar diferentes ferramentas no campo da educação, da arte e da literatura foi o que permitiu a criação desta exposição de vídeos, onde cada criança mostra um pouquinho de si no universo da imaginação", conta a educadora Ana Cláudia.

A professora explica também​ que a exposição foi sendo produzida a partir de uma proposta realizada em 2020 com os estudantes das turmas 31, 32, 33 e 34, que cursam, atualmente, o 4º ano. Com todo movimento de adaptação em relação ao isolamento que a pandemia acabou ocasionando no ano passado, foi possível pensar quais ferramentas poderiam estar proporcionando visitas a mundos mágicos a partir da leitura de histórias e interpretação de ilustrações de literaturas que as crianças já tinham em casa.

exposição de arte.JPG

“Nossa proposta foi que cada estudante escolhesse para apresentar em um pequeno vídeo seu livro favorito, que o estava acompanhando nos momentos em que era necessário permanecer em casa", explica Ana. A partir destas produções, os estudantes realizaram um movimento de análise, tensionando literatura e arte, e refletindo sobre as relações dos desenhos e textos mostrados nos livros escolhidos por eles, e a percepção singular que cada um trazia nos vídeos criados em casa. “As gravações também possibilitaram a aproximação, mesmo que através do ambiente virtual, dos estudantes com seus colegas e amigos da turma, ao contar sobre seus livros favoritos e o lugar de suas casas onde estavam fazendo estas leituras."

Práticas como estas constituem importantes movimentos pedagógicos que contribuem na formação do jovem em múltiplas competências. Além de desenvolver habilidades na área da tecnologia, da comunicação, da arte, também motivam o prazer pela leitura e motivam o protagonismo juvenil, as competências socioemocionais, a autonomia do estudante, a partir da valorização do trabalho e do talento individual e único de cada discente.

A exposição ficará à disposição da comunidade educativa até a próxima sexta-feira, 28/5. Cada QRcode colocado junto com o título do livro, remete à produção em vídeo dos estudante. Para acessar, basta apontar a câmera do smartphone ou o leitor de QRCode para o código e clicar no link para o qual será direcionado.

Visite a exposição e venha prestigiar as produções de nossos jovens estudantes!