A pintura e a literatura, são linguagens que interagem entre
si e se comunicam dentro de um campo abrangente, denominado arte. A proposta
artística desenvolvida pelos estudantes do 5º
ano do Ensino Fundamental, que culminou na Exposição Virtual que pode ser conferida no vídeo abaixo, pretende
motivar uma aproximação entre as duas manifestações, a partir da interpretação
da obra literária Charles Chaplin: um
tesouro em preto e branco, da autora Flávia Muniz.
A exposição com a mostra virtual das obras das turmas 51, 52, 53 e 54,
do 5º ano EF foi inspirada em uma galeria de arte urbana. Clique e confira:
De acordo com a educadora de Arte, Maria Goreti Mendonça, os estudantes foram desafiados durante o 1º trimestre de atividades letivas, a mergulharem na narrativa e dela extrairem um fragmento significativo para si e transformá-lo em linguagem plástica através da pintura sobre tela. Nesta proposta, os alunos expressaram, através de técnicas da pintura artística, a sua interpretação do texto literário, vivenciando na prática a interdisciplinariedade entre a Língua Portuguesa e a Arte.
“Na atividade, os estudantes foram motivados a analisarem a obra na linguagem fílmica, refletirem e discutirem sobre a temática do livro, analisarem as ilustrações da obra e escolherem um trecho do livro para interpretá-la em forma não verbal. Na primeira etapa, realizaram um esboço da ideia através do desenho e depois transferiram para a tela, concluindo a obra com a técnica de pintura", detalha a educadora. Ela observa também que a pintura sobre tela é uma produção que interliga a linguagem verbal e não verbal.
Edições anteriores
Este trabalho com a obra da Flávia Muniz é realizado desde 2020 com nossos estudantes. Para conferir a edição anterior da Exposição, clique aqui.