Navegar para Cima

Notícias

Projetos de Formação Humano-Cristã retomam vivências presenciais

16/09/2021
Espiritualidade
Atividades envolvem estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio em reflexões e práticas sobre espiritualidade e projeto de vida

​​Com a retomada das aulas presenciais, as vivências de Formação Humana-Cristã, centrais em nossa proposta pedagógica marista, estão retornando para práticas presenciais, dando continuidade às formações que estavam sendo realizadas na modalidade on-line, envolvendo estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em atividades e reflexões sobre espiritualidade e cuidado com a vida.

As práticas proporcionam uma educação de valores, motivando para o cuidado do próximo e da obra de Deus, transformando-os em agentes transformadores da realidade. É um momento para trabalhar temas pouco tratados em outros espaços, e que ajudam no discernimento de questões fundamentais da vida, como: identidade, família, valores, solidariedade, afetividade, sexualidade, sentido da vida, consumismo, sustentabilidade, protagonismo, voluntariado, educação na fé, entre outros. Entre os projetos desenvolvidos estão:

marista sou.jpg

Marista Sou: Voltado aos estudantes da Educação Infantil e 1º e 2º anos dos Anos Iniciais, o projeto visa desenvolver valores humanos e cristãos, bem como a proximidade com o sagrado, integrando fé, cultura e vida, respeitando cada indivíduo no seu modo de agir e suas crenças. Oportunizando a criança, através dessas vivências, situações que o levem a se conectar com a interioridade, a desenvolver relações de amizade, para a construção do ser.

marista mais.jpg

Marista Mais: No Marista Mais trabalhamos com os estudantes do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental o desenvolvimento da espiritualidade e do controle emocional, por meio de encontros formativos, momentos de interação, reflexão e meditação. Nesta retomada das atividades, as práticas estão focadas também em trabalhar as relações interpessoais, a acolhida do outro, a responsabilidade com o processo de aprendizagem.

formação humano-cristã - práticas.jpg

Formação Humano-Cristã: Com os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, as atividades de Formação Humano-Cristã têm o objetivo de trabalhar a virtude da responsabilidade, o fortalecimento dos vínculos com a turma, o compromisso com a rotina de estudos, além de promover reflexões sobre saúde emocional e projeto de vida.

pjm-marista-retornopresencial.jpg

Pastoral Juvenil Marista (PJM): Desde o dia 3 de setembro, a PJM do Colégio, retornou com os encontros presenciais. A PJM é uma Modalidade de Representatividade que busca ser um espaço de educação e amadurecimento na fé dos adolescentes, jovens e adultos. É um programa alinhado como todo o Brasil Marista, visando oferecer aos adolescentes e jovens a experiência de um grupo, a formação integral e o protagonismo juvenil, a partir do carisma marista.

​Saiba mais sobre as práticas pedagógicas voltadas à Formação Humana-Cristã, acessando o nosso site.

É tempo de ser marista. É tempo de ser evangelização e cuidado com a vida!