Navegar para Cima

Notícias

Fórum do Ensino Médio traz diálogo sobre propósito de vida e escolha profissional

30/09/2020
Formação
Evento online terá a presença do psicólogo e professor Luciano Marques de Jesus (PUCRS) e de ex-alunos do Colégio

​​​​Adaptado em 2020 para o meio virtual, o Fórum do Ensino Médio, ocorre no dia 8 de outubro, às 10h20, através de uma live​ na Plataforma Teams. Este ano, o evento objetiva envolver os estudantes em abordagens importantes para sua trajetória nos últimos três anos da Educação Básica. Traz uma contextualização sobre o sentido da vida e a importância da reflexão sobre esse propósito em todas as fases da caminhada dos jovens, seja acadêmica, seja profissional. 

Para embasar estas reflexões, os estudantes contarão com uma fala do professor titular e coordenador do curso de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Luciano Marques de Jesus, que também leciona Filosofia e Ética em diversos cursos da instituição. O professor é um estudioso da vida e obra de Viktor Emil Frankl (1905 - 1997),  reconhecido como um dos maiores psiquiatras da história, criador de um método terapêutico baseado na busca pelo sentido da vida.

Após a explanação do professor Luciano, os estudantes terão a oportunidade de conhecer as experiências pessoais e profissionais de quatro ex-alunos maristas, de diferentes épocas,  que hoje encontram-se realizando seus sonhos, seja estudando, seja trabalhando ou liderando equipes em segmentos empresariais. 

Conheça os ex-alunos convidados para esta edição do Fórum:

Jaqueline Friedrich Petroni 

Jaqueline Petroni.jpeg

"Logo que saí do Colégio, fui aprovada para Publicidade e Propaganda na UFN e Produção Editorial na UFSM. Cursei os dois cursos ao mesmo tempo em 2018, mas fiquei totalmente apaixonada por Publicidade, e segui então somente com o mesmo. Como eu não tinha gostado muito do curso (PE), minha mãe insistiu para que eu fizesse a inscrição do Enem novamente. Eu não tinha conhecimento do que era Desenho Industrial, mas depois de umas pesquisas achei que talvez seria uma oportunidade legal. Fui aprovada novamente pelo Enem, e em 2019 comecei a cursar Desenho Industrial na UFSM. Tentei seguir os dois cursos juntos, mas em função de carga horária, optei pelo DI, que percebi ser o curso ideal para mim visto o leque de possibilidades que ele permite".



Bernardo Zeilmann

"Em 2014 me formei no Ensino Médio, após ter feito toda

minha trajetória acadêmica da Educação Básica no 

ex-aluno.pngMarista Santa Maria. Optei pelo curso de Medicina Veterinária e ingressei na Universidade Federal de Santa Maria em 2015. Durante a graduação tive a oportunidade de me envolver em muitas atividades relativas à profissão que escolhi, como: acompanhamento da rotina de atendimentos clínicos na região do centro e da fronteira do estado do Rio Grande do Sul, com diversos profissionais autônomos especializados em equinos, acompanhamento da temporada de reprodução, cuidados com potros recém nascidos e treinamento inicial de cavalos de Corrida em Criatórios de Bagé, Aceguá e Montevideo, acompanhamento da temporada de reprodução de Cavalos crioulos na Região de Santa Maria.

Também fiz no 2º semestre de 2019 estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária, com acompanhamento de internação, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos de equinos nos seguintes hospitais dos EUA: SoCal Equine Hospital, Norco, CA; Texas Equine Hospital, Bryan, TX; Rhinebeck L.P.P., Rhinebeck, NY; Pioneer Equine Hospital, Oakdale, CA; Idaho Equine Hospital, Nampa, ID."

Atualmente em Santa Maria, devido a pandemia, mas contratado como Médico Veterinário Interno do SoCal Equine Hospital.  Bernardo planeja, após o termino do contrato, retornar a Santa Maria e estruturar um hospital especializado em equinos na cidade.


Paola Matos

paola matos.jpg

Ex-aluna Marista, egressa em 2010, Paola ingressou na UFSM pelo PEIS em 2011 para cursar Fonoaudiologia, como não se encontrou nesta área, em 2014 prestou novo vestibular e ingressou na faculdade de Jornalismo também da UFSM. Mas o sonho que tinha desde criança, mobilizou Paola Matos a seguir outros caminhos, e ela fez do seu canto a sua profissão e optou por dedicar-se à expressão artística. 

Desde os festivais nativistas, dos quais acumula diversas premiações como intérprete, aos grandes palcos de sua cidade do coração (Santa Maria – RS) e palcos históricos do Rio de Janeiro, Paola ganhou espaço na música brasileira. 

Paola Matos lançou em 2013 o álbum “Brasileirice”, distribuído nacionalmente pela gravadora Fina Flor, que lhe rendeu o reconhecimento de Cantora Revelação no Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre, em 2014. Deste trabalho, foram produzidos os videoclipes das músicas “Brasileirice” e “Como Fosse um Passarinho”.

Em 2014, colaborou na idealização e fundação do coletivo EntreAutores. Também neste ano, foi premiada como Melhor Intérprete de dois grandes festivais de música no estado do Rio Grande do Sul: Festival de Música da Juventude, realizado pela Secretaria da Juventude de Porto Alegre, e Tertúlia Musical Nativista, realizada em Santa Maria.

Radicada desde 2016 no Rio de Janeiro, Paola participou do concurso de sambas enredo da Escola de Samba Unidos da Tijuca, em 2016 e 2017. Além de sua formação musical, também formou-se em teatro na escola Nu Espaço Artístico, de onde saíram para o estrelato Isis Valverde, Isabela Santoni, entre outros.

Em agosto de 2018, fruto de uma campanha de financiamento coletivo, Paola lançou seu segundo álbum, intitulado COR, no qual estreou como compositora e assinou a produção musical, juntamente com Adriano Sperandir e Diogo Matos. 

​​Eduardo Biacchi

eduardo biachi.jpg

O ex-aluno Eduardo, ingressou no Marista Santa Maria no 1º ano do Ensino Fundamental e em 1986, concluiu o Ensino Médio partindo para a universidade com o objetivo de seguir a carreira de administrador, sonhada desde os 14 anos, quando a convite do pai, já ajudava na empresa da família, a Pampeiro SA, tradicional concessionária de veículos de Santa Maria. Ao ingressar no curso de administração, foi promovido ao cargo de gerente e ao concluir a faculdade, foi convidado a dirigir a concessionária da família com sede em Bagé, a Terrasul, onde permaneceu até 2012. Em 2015, assumiu a presidência das empresas da família e hoje coordena a Pampeiro SA, a Pampeiro Caminhões e a Agropecuária Irapuã. Eduardo também dedica-se ao trabalho junto à entidades empresariais da cidade, sendo Diretor Tesoureiro da CDL, Clube de Dirigentes Lojistas e Vice-Presidente da Cacism, Câmera da Comércio e Indústria de Santa Maria.