Garatujas compreendem a fase inicial do grafismo das
crianças, contribuindo para que elas possam encontrar formas mais próximas de
representar a realidade. Esses rabiscos antecedem a fase do desenho figurativo
e são também uma das formas das crianças expressarem seus desejos, sentimentos
e de compreender o mundo ao seu redor. Em nosso Colégio valorizamos e
acompanhamos esses traços que fazem parte do desenvolvimento na primeira
infância.
O desenho é uma forma de manifestação simbólica das
crianças. Essa função também pode ser chamada de inteligência representativa, e
é fundamental para retratar o interior e se expressar. Isso é uma importante
aquisição para a comunicação e relação com o outro, que pode ser fortalecida a
partir das interações e vivências das crianças.
Nos desenhos infantis, ou grafismos, existem
características que são instigadas durante a experiência, como noção de espaço
e coordenação de gestos, que possibilitam diferentes traços e marcas e
intensidade. Os desafios na estruturação do pensamento como a projeção do mundo
observado para o que foi desenhado, a concentração, a atenção e a composição do
desenho também merecem destaque.
Sabendo que as representações da função simbólica são a
base para as construções futuras das crianças, como escrita, leitura,
interpretação e criação, é preciso, assim, explorar as potencialidades das
crianças, a fim de ampliar seus repertórios. Existem vários tipos de desenhos,
como espontâneo, contemplativo, figura humana, intervenção etc., sendo todos eles
importantes nessa fase de apropriação e construção das crianças.
O acompanhamento das garatujas é feito de forma
individualizada e personalizada por meio da coleta de desenhos de cada criança
em determinados períodos do ano. Durante esse processo são inseridos novos
desafios e sugestões com uso de diferentes marcadores e objetos.
Podemos considerar, portanto, os desenhos iniciais das crianças como garatujas. Nessa fase, há o interesse no efeito na descoberta do efeito que o lápis tem sobre o papel e o predomínio da imaginação e do lúdico. Os grafismos infantis, dessa forma, fazem parte do desenvolvimento motor e sensorial das crianças. Além disso, são as primeiras manifestações do processo de escrita que serão desenvolvidos em sua vida escolar.